Notícias

“A força da lei contra os culpados”, pede Lula

Guarulhos, 24 de junho de 2005

Lula, nos monitores de TV de uma loja em São Paulo, quer a sociedade na luta contra a corrupção

Diário do ComércioO presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que seu governo está empenhado em investigar denúncias de corrupção e prometeu punir “exemplarmente” todas as pessoas culpadas de atos irregulares. “O corrupto deve ser sempre punido e sempre de forma exemplar. Seja ele quem for, venha de onde vier, seja adversário ou aliado”, disse ele logo no início do discurso.

Lula lembrou que a corrupção ” ao longo dos anos , tem significado um grande pesadelo para governantes e, ao mesmo tempo, uma grande vergonha para o povo brasileiro”. E adiantou que todos os culpados descobertos pelas investigações serão punidos “com toda a força da lei”.

A sujeira – Ao mesmo tempo o presidente se esforçou para transmitir a idéia de que nem todos os que estão sendo acusados – alguns deles seus aliados muito próximos, como o deputado José Dirceu (PT-SP), ex-chefe da Casa Civil – são realmente culpados.

Lula fez um pronunciamento de 10 minutos em rede nacional de rádio e TV em meio à crise política originada pelas denúncias de corrupção nos Correios e agravada por acusações de compra de votos de parlamentares no Congresso. “Esse é um governo que não tem jogado a sujeira para debaixo do tapete”, disse.

Aparência – Lula pediu que a população evite as generalizações. “Em momentos críticos como o atual, parece que tudo se nivela por baixo. Parece que todas as pessoas são iguais. Mas isso são apenas aparências”.

Ele considera que as investigações da Polícia Federal e da CPI vão “separar o joio do trigo, o bem do mal, a verdade da mentira”. E ressaltou as investigações do Congresso. “Tenho certeza que o Congresso Nacional saberá apurar todas as denúncias e, ao mesmo tempo, continuará trabalhando.”

Ele disse que seu governo tem sido “implacável” no combate à corrupção. Disse que dobrou o orçamento da Polícia Federal e “nunca a polícia foi tão livre, ágil e eficiente como agora. E nunca o Ministério Público teve tanta colaboração para cumprir suas obrigações constitucionais. Nunca o Brasil viu tanta gente importante e poderosa sendo presa por corrupção e por fraude contra os cofres públicos como agora: empresários, juízes, delegados, políticos, policiais e funcionários”, disse.

As prisões – Nestes dois anos e meio já foram presas 1.006 pessoas acusadas de corrupção, informou. O presidente afirmou que o combate à corrupção precisa da participação popular no controle e fiscalização. Citou o bom desempenho da economia obtido no período. Prometeu também que as obras de transposição do rio São Francisco começam em agosto. Lula destacou ainda a criação do Portal da Transparência, site na internet que permite a qualquer cidadão acompanhar os gastos públicos (Agências)