Notícias

SCPC – Há 50 anos o melhor Banco de Informações ao Crédito

Guarulhos, 23 de maio de 2005

Tranqüilidade para o associado vender com mais segurança

SCPCA ACE-Guarulhos comemora com orgulho os 50 anos do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Desde sua fundação, ela vem oferecendo aos seus associados o serviço que, com muito trabalho e influência de novos recursos tecnológicos, evoluiu e se transformou na maior base de dados de inadimplentes da América Latina. O SCPC oferece informações para concessão de crédito com o registro de consumidores que têm débitos pendentes em lojas ou cartórios de qualquer lugar do Brasil. São mais de 2 milhões de consultas/mês, em média. Esse serviço possibilita ao empresário que opera com venda a crédito, às empresas especializadas em crédito ao consumidor ou locação, maior segurança em suas operações.

Quando é feita uma consulta ao SCPC as respostas são fornecidas pela RENIC – Rede Nacional de Informações Comerciais que formada pelas Bases Centralizadoras Nacionais das Associações Comerciais dos estados do Paraná e de São Paulo, CDLs de Porto Alegre e Salvador, Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro e Federação das CDLs do Estado de Santa Catarina, além de entidades parceiras, representando outros estados de nosso país.

Por isso, a RENIC possui a melhor e mais abrangente rede de informações de crédito do país, oferecendo a todo mercado maiores e melhores subsídios para aprovação de crédito.

Além disso, as Bases Centralizadoras oferecem outros produtos, além das tradicionais informações de pessoa física, que as entidades ou empresas poderão acessar.

Vários outros serviços estão sendo disponibilizados na rede para atender o mercado: desde uma simples informação de cheque até a mais complexa informação de Pessoa Jurídica.

Segundo uma das coordenadoras operacionais da RENIC, Lúcia Amaral, o objetivo da criação da rede, foi permitir ao comércio ter acesso a uma informação com grande abrangência e que funcionasse também como ferramenta de proteção. “A RENIC é uma grande aliada para ajudar o comércio na recuperação de crédito”, afirma a coordenadora.

RenicComo é formada a RENIC – A base de dados da RENIC é composta por mais de 150 milhões de informações provenientes de registros de inadimplentes feitos pelos próprios associados que hoje são centenas de milhares de empresas espalhadas pelo Brasil, dos setores da Indústria, Comércio e Prestadores de Serviços.

Outra parte das informações vem de cartórios de protestos, dos bancos parceiros, grandes redes de varejo e de todo o sistema financeiro do país – Bancos e Financeiras, que centralizam suas operações em uma de nossas bases -, e também dos registros no Cadastro de Cheques sem Fundos (CCF) do Banco Central.

Segundo Amaral, esse é o grande diferencial da RENIC. “Um associado que consultar seu cliente aqui em São Paulo, por exemplo, vai poder verificar na consulta se esse cliente tem algum débito em seu nome registrado em uma pequena cidade da Amazônia”.

Como negativar seu cliente inadimplente no SCPC – A inclusão de dados no SCPC é gratuita. O associado pagará somente o custo da postagem do comunicado da inclusão. Isso  porque, segundo  a lei, uma vez incluído na base de dados, o SCPC emitirá um comunicado de aviso de débito ao inadimplente.

Após a data de emissão, o inadimplente terá 10 dias para comparecer a loja credora para regularizar a dívida.

Como consultar o SCPC – Para consultar o SCPC gratuitamente o consumidor precisa comparecer à ACE e apresentar RG, CPF, nome completo, data de nascimento e endereço.

Caso não possa ir pessoalmente, poderá fazer a consulta por meio de procuração.

Já, os empresários deverão ser associados à entidade. Assim, com um código e senha serão disponibilizados diversos meios de acesso, entre eles, consultas eletrônicas Ura/Fax pelo telefone 6463-9334; consultas via Internet podem ser feitas pelo site www.aceguarulhos.com.br/consulta; ou, ainda, pelo terminal de consultas e por telefone: 6463-9300.

Empresário: Associe-se a ACE e saiba como é simples e rápido fazer uma consulta, incluir ou excluir dados no SCPC, através de meios altamente informatizados. Solicite a visita de um consultor de negócios pelo telefone (11) 6463-9333.