Notícias

Brasileiro trabalhou até agora só para pagar impostos

Guarulhos, 19 de maio de 2005

ACEAté o dia 20 de maio, segundo um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o brasileiro trabalhou somente para pagar os tributos que englobam impostos, taxas e contribuições, exigidos pelos governos federal, estadual e municipal.

Segundo a pesquisa, essa carga tributária incide principalmente sobre os salários que inclui o Imposto de Renda Pessoa Física, INSS e pelas contribuições sindicais. E como se não bastasse, a população paga ainda os tributos sobre consumo que está incluso nos preços dos produtos ou serviços como PIS, COFINS, ICMS, IPI, ISS, entre outros. Tem ainda a tributação sobre o patrimônio como IPTU, IPVA e as taxas de limpeza pública, coleta de lixo, entre outras.

O estudo também mostra que em 2003, do rendimento bruto o brasileiro destinou, em média, 36,98% para pagar a tributação. Já em 2004,  foram 37,81% e neste ano já está destinando 38,35%.

Seguindo esses cálculos em 12 meses o cidadão brasileiro tem que trabalhar 4 meses e 20 dias somente para pagar toda a carga tributária.

Fique de olho e junte-se à ACE contra os aumentos na carga tributária. Basta de Impostos!

Leia mais:

Sábado será o primeiro dia livre de impostos de 2005
Impostômetro – Quanto o governo já arrecadou em 2005