Notícias

A estrela da festa traz boas chances de negócios

Guarulhos, 05 de maio de 2005

Movimento do Dia das Mães tem o poder de fazer a diferença no desempenho do varejo no semestre.
 
Já foi dada a largada para a segunda maior corrida às compras do ano. As expectativas, como sempre, são de crescimento. A dúvida é de quanto ele será. E a frustação é saber que, certamente, será menor do que poderia. O Dia das Mães é a data mais importante do primeiro semestre e a segunda mais relevante para o comércio no ano – perde apenas para o Natal. E, em tempos de política econômica contraditória, com ações ora expansionistas e ora contracionistas, que colocam em risco o crescimento do País, os resultados das vendas de uma data como essa fazem toda a diferença.

Segundo o diretor do Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o economista Marcel Solimeo, o desempenho do varejo em maio deve ser 3% ou 4% maior que o do mesmo período de 2004. Ou seja, haverá ainda uma expansão, mas em ritmo bem menor que a média de 6% dos meses anteriores. “A inconsistência das ações do Banco Central certamente levará a um crescimento menor neste segundo trimestre em relação ao primeiro”, diz.

A boa notícia é que alguns fatores positivos, como o crédito consignado, a queda da inadimplência (que vinha ocorrendo até o mês passado) e a expansão monetária, têm ajudado a suavizar o reflexo de medidas como os sucessivos aumentos da taxa básica de juros. “O impacto negativo sobre o Dia das Mães ainda será pequeno perto do que poderá ocorrer na economia daqui para frente, caso não haja uma reversão dos rumos da política do BC”, afirma Solimeo.

A ginástica que o varejo tem feito para se manter e a relevância da data que homenageia as mulheres que nos deram a vida transformarão o próximo domingo, 8 de maio, em uma das mais democráticas festas do ano. Dia em que caberão presentes modestos ou requintados, criativos ou tradicionais. Uma oportunidade para os comerciantes, para os filhos e uma chance de movimentar a economia do País. Tudo para agradecer a essas mulheres tão especiais.

Estela Cangerana