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Como uma empresa pode atingir seu maior alvo: o cliente

Guarulhos, 03 de fevereiro de 2005

A expectativa de todo empresário, ao colocar seu projeto em prática e abrir seu próprio negócio, é de expansão. Porém, você está apenas começando e não possui recursos para investir em estratégias de marketing. Neste caso, como proceder para garantir algum sucesso?

Para que sua empresa sobreviva, em qualquer área de atuação, ela precisará sempre de um personagem fundamental: o cliente. Sem ele, não existirá receita, e seu empreendimento não terá condições de seguir adiante.

Por este motivo, fica óbvio que é a ele que você precisa agradar. As técnicas para isso são várias, e todas respeitam basicamente um princípio: o atendimento de qualidade.

Conheça o seu cliente
Se a intenção é agradar o seu cliente, então você precisa antes conhecê-lo bem. O objetivo aqui é oferecer um atendimento personalizado, que o deixe extremamente satisfeito, fidelizando-o por tempo indeterminado.

Um exemplo prático: você tem um restaurante e sabe que um de seus clientes não gosta de agitação por perto quando está almoçando. Sendo assim, o melhor a fazer é evitar que ele tenha que deixar isto claro toda vez que chegar ao seu estabelecimento. O ideal é que ele seja prontamente recebido por alguém que lhe conduzirá ao lugar mais apropriado.

Pode parecer detalhe, mas atitudes como esta fazem a diferença, e garantem a satisfação do seu cliente, que indicará outro, e depois outro. Este exemplo pode ser adaptado a todos os tipos de empresa, independente de seu segmento. Existe sempre uma forma de deixá-lo com uma ótima impressão, basta ter em mente esta necessidade.

Sol, praia e…sucesso!
Mais um caso prático, e real. Ao ver barraquinhas pela praia, você, em seu descanso, jamais imagina que pode haver, por trás delas, uma estrutura organizada de negócio. O Sebrae (Serviço de Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa) divulga resultados interessantes neste aspecto e acompanha de perto este processo.

Empreendedores da Praia do Futuro, em Fortaleza/CE, estão de olho na qualidade e nos clientes de seus pontos de venda. Para atender cada vez melhor os turistas que lotam a região, principalmente nesta época do ano, donos de 12 barracas dos calçadões têm se mobilizado neste objetivo.

Uma parceria com o Sebrae e com o Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica) deu início ao projeto “Anjos da Qualidade”, onde estudantes de Turismo e Hotelaria ouvem críticas e sugestões dos turistas clientes sobre os produtos e serviços oferecidos.

Cultura da equipe
Exemplos como este levam a crer que a qualidade no atendimento realmente faz a diferença. Porém, um aspecto importante deve ser considerado: como você, todos os seus funcionários devem ter esta preocupação. Seu cliente deve ser sempre bem recebido e suas solicitações e necessidades devem ser supridas (claro, na medida do possível).

Para isso, procure passar para seu pessoal informações importantes sobre os seus clientes. Muitas vezes pequenos detalhes poderão contar muitos pontos na eficiência do atendimento. Tratá-lo com cordialidade, ouvi-lo com verdadeiro respeito e interesse são outros pontos fundamentais, que devem ser observados sempre.

Por Waldeli Azevedo