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Rodada de Negócios gera oportunidades

Guarulhos, 27 de setembro de 2004

Cerca de 30 minimercados entraram em contato direto com mais de 130 produtores de vários municípios do Estado

Nos dias 22 e 23 foi realizada, no Centro Municipal de Educação Adamastor, a Rodada de Negócios Metropolitana 2004, promovida pelo Sebrae-SP, Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp) e Senar-São Paulo, em parceria com a Rede União de Supermercados (Reunis), e apoiada pela ACE-Guarulhos, Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, Prefeitura Municipal e Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento (Sica).

Durante os dois dias, cerca de 30 empresas, a maioria mini-mercados de Guarulhos e da Baixada Santista, negociaram com 139 produtores rurais de vários municípios do estado, gerando aproximadamente 500 oportunidades de negócios entre os dois setores. “Criar novas oportunidades de negócios para o produtor rural por meio de uma aproximação com os minimercados interessados em comprar produtos hortifrutigranjeiros, sem a interferência de intermediadores foi o principal objetivo”, diz Alessandro Paes dos Reis, gerente do Sebrae-SP – E. R. de Guarulhos. Segundo ele, o evento superou as expectativas com a aproximação dos segmentos. “O próximo passo é dar continuidade às negociações iniciadas nessa rodada”, acrescenta.

Para Guarulhos, essa iniciativa beneficiará cerca de 400 minimercados, que hoje representam o maior segmento de micro e pequenas empresas instaladas no município, no que se refere ao comércio, de acordo com o gerente.

Para Pâmela Pastene, coordenadora se Rodadas do Sebrae-SP, o resultado do evento foi positivo. Também serviu para constatar a falta de preparo de grande parte dos produtores rurais quanto a noções de gerenciamento empresarial.  “O produtor Rural precisa melhorar o processo de gerenciamento, se preparar ainda melhor”, concluiu.

Irineu de Andrade Monteiro, Representante da Administração Central, Faesp ressaltou a importância do produtor rural no país. “Hoje nós somos o maior equilíbrio da balança comercial do Brasil. Jamais o produtor rural alcançou o meio urbano sem um atravessador, como está acontecendo agora”. Ele acredita que poderá resultar em benefícios para os dois segmentos e, principalmente, para o consumidor.  “Nessa parceria do meio rural com o meio urbano, o consumidor é o maior beneficiado: ganha em preços menores e maior qualidade nos produtos”, conclui Monteiro durante o jantar de abertura da Rodada de Negócios, realizado no Best Western Hotel Panamby, no dia 21 (terça-feira).

O presidente da ACE-Guarulhos, Decio Pompêo Junior, o superintendente, Maurici Dias Gomes e Anunciato Thomeo Sobrinho, diretor de relações institucionais da entidade também participaram do jantar de abertura. No dia seguinte (22), o presidente e o superintendente visitarama Rodada, no Centro Educacional Adamastor.

Já o prefeito Elói Pietá ressaltou as múltiplas faces que a cidade tem com uma indústria bastante diversificada. Para ele, a Rodada de Negócios, significa um avanço nas grandes corporações. 

Como funcionou a Rodada – Cada produtor rural inscrito foi colocado em contato direto com representantes de mini-mercados em reuniões individuais, já pré-agendadas, com duração média de 30 minutos, realizadas em ambientes previamente preparados. Os participantes ainda puderam expor seus produtos em espaço ambientado. Já os empresários da Agroindústria tiveram a oportunidade de participar do evento promovendo os seus produtos nos “kits promocionais” que foram entregues aos mini-mercados.

A Rodada de Negócios foi realizada também em parceria com o Programa SAI – Sistema Agroindustrial Integrado, responsável pela arregimentação da oferta rural do Estado de São Paulo.

Aproximação gerou expectativas de bons negócios

Os visitantes e participantes da rodada puderam aproveitar um espaço destinado somente a degustação e exposição de produtos da Agroindústria como hortaliças, mel, cogumelos, cachaça, pão de queijo, doces entre outros. Nesse espaço foi possível fazer contatos e trocar informações.

Para Edson Carlos de Oliveira, representante da empresa Aica, produtora de cogumelos de Mogi das Cruzes, a rodada serviu para expor o seu produto e de fazer contatos. “Essa é uma oportunidade de entrar no mercado da capital, local aonde o nosso produto ainda não é está é distribuído”, disse Oliveira.

Edson Futema, gerente do Global Supermercados, que mantém duas unidades, uma na capital e outra no município de Arujá, disse que a ocasião serviu para trocar informações.   “A negociação fica em segundo plano”. Hoje, 90% das compras são feitas com intermediários. A intenção daqui por diante é comprar diretamente do produtor o que poderia trazer mais qualidade e menor preço para o consumidor. “Se conseguirmos eliminar os intermediários os produtos perecíveis, por exemplo, chegarão até o consumidor com mais qualidade”, acrescentou. José Messias do Supermercado Santa Rita com duas lojas em Guarulhos, também acredita que o consumidor ganhará muito mais em preço e qualidade.