Notícias

Estudo: isolamendo diminui chance de sucesso

Guarulhos, 12 de agosto de 2004

A maioria das empresas extintas, nos últimos quatro anos, não participava de nenhuma associação federativa. De acordo com a pesquisa Sebrae “Fatores Condicionantes e Taxa de Mortalidade de Empresas no Brasil”, 90% das empresas extintas nesse período não estavam associadas a federações, redes de empresas, sindicatos ou cooperativas.

Para o presidente do Sebrae Nacional, Silvano Gianni, a pequena empresa isolada tem uma chance de sucesso muito menor. Gianni defendeu a associação e atuação coletiva das empresas como um caminho para a sobrevivência dos negócios. “Grande parte dos recursos do Sebrae agora está voltado para evitar que as pequenas empresas fiquem isoladas. Isoladas elas são muito mais frágeis que organizadas em redes”, afirmou.

O presidente do Sebrae disse que a pesquisa ajuda a instituição a direcionar melhor os programas na área de associativismo, cooperativismo, redes de empresas e arranjos produtivos. O gerente da Unidade de Estratégias e Diretrizes do Sebrae Nacional, Gustavo Morelli, destacou que, em muitos casos, as empresas extintas cresceram, tiveram problemas e “morreram” sozinhas, muitas vezes, exatamente por causa dessa solidão.