Notícias

Lula comemora acordo no comércio

Guarulhos, 03 de agosto de 2004

O acordo fechado no fim de semana em Genebra, que vai permitir o avanço das negociações na Organização Mundial do Comércio, foi motivo de comemoração para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, o Brasil, um dos líderes do G-20 – grupo de países em desenvolvimento que se uniram nas conversas na OMC -, conseguiu “sensibilizar corações e mentes” de americanos e europeus para que aceitassem a eliminação dos subsídios agrícolas, o que deve beneficiar as exportações das nações mais pobres.

– Abrir novos mercados, novos espaços, novas amizades, novos relacionamentos foi uma tarefa, eu diria, muito grande que conseguimos coroar com certo êxito quando, em Genebra, conseguimos, por fim, sensibilizar corações e mentes americanos, corações e mentes europeus – afirmou.

No encontro, negociadores dos 147 países integrantes da OMC definiram princípios no setor agrícola que eram motivo de impasse desde a última reunião ministerial da instituição, em setembro do ano passado em Cancún, México. Para o Brasil, os grandes ganhos serão o fim dos subsídios às exportações agrícolas, usados principalmente pela União Européia, e regras mais rígidas para o fornecimento de ajudas internas, muito comuns nos EUA.

Estima-se que os países ricos dêem a seus agricultores subsídios de US$ 1 bilhão por dia. Essa ajuda distorce o comércio internacional, barateando os preços internacionais de produtos exportados por muitos países pobres e em desenvolvimento, como açúcar e algodão, além de torná-los menos competitivos no acesso ao seus mercados. Segundo Lula, agora esses subsídios já não serão “um entrave” para as exportações do país:

– Os subsídios deixaram de ser um grande obstáculo para que possamos exportar determinados produtos nos quais temos vantagens comparativas.

O presidente, no entanto, também destacou a importância do Brasil procurar exportar mais produtos de maior valor agregado, como os do setor de tecnologia da informação (TI).

– O Brasil precisa se dar uma chance e entrar na era da exportação de conhecimento e tecnologia. Temos material humano para isso, temos potencial econômico para isso – afirmou Lula, que participou do lançamento de projeto-piloto da HP Brasil para aumentar as exportações de serviços de TI.