Notícias

BC estuda lançar novas cédulas em 2005

Guarulhos, 08 de janeiro de 2004

Para proteger a população da ação de falsários, que tiveram sua atuação facilitada com os avanços tecnológicos e novas ferramentas de informática, o Banco Central, por meio do Departamento do Meio Circulante, está iniciando estudos para o lançamento de uma nova família de cédulas de Real.

Atual família de cédulas completa 10 anos

Essa medida, que ainda deve ser aprovada pela diretoria e pela presidência do BC e autorizada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), deve se concretizar no primeiro trimestre de 2005, segundo as projeções da instituição.

Para o chefe do departamento, José dos Santos Barbosa, a falsificação de dinheiro é crescente no Brasil, uma vez que a atual família de moeda irá completar 10 anos no dia 1º de julho deste ano. Para se ter uma idéia, a União Européia, que criou o euro em 2001, já planeja o lançamento de uma nova família de cédulas.

Número de falsificações é crescente

Segundo levantamentos do BC, realizado até 19 de dezembro de 2003, foi constatado um total de 484,298 mil apreensões de dinheiro falsificado em 2003, contra 412,810 mil no ano anterior.

Um fato curioso é que os falsários, ao contrário do que acontecia até 2002, estão preferindo falsificar notas de R$ 50, ao invés de notas de R$ 10.

Claudio Faria