Notícias

Vendas do comércio têm queda menor

Guarulhos, 13 de novembro de 2003

O volume de vendas do comércio varejista brasileiro continuou em queda no mês de setembro, porém, de forma menos acentuada do que em agosto.

De acordo com dados divulgados pelo IBGE, em setembro as vendas do comércio caíram 2,72% em relação a igual mês de 2002, praticamente a metade da taxa verificada em agosto, quando houve retração de 5,81% nas vendas.

A queda também é a menor desde fevereiro, quando a taxa foi negativa em 1,6%. Em março, por exemplo, as vendas tinham recuado 11,35% em relação ao mesmo mês do ano passado.

O resultado de setembro reduz a queda acumulada no ano para 5,18% e, em 12 meses, para 4,25%. Além disso, mostra que o mercado interno começa a reagir com os reajustes salariais e as medidas de incentivo ao crédito anunciadas pelo governo.

Como o comércio tem mantido a tendência de recuperação nos últimos meses, cresce o número de economistas que já aposta que o Natal deste ano será melhor que o de 2002.

Receita

Mesmo com a retração nas vendas em setembro, houve crescimento de 14,47% nas receitas nominais (sem descontar a inflação) sobre setembro de 2002. No acumulado do ano, as receitas de vendas apresentam expansão de 14,54% e, em 12 meses, alta de 13,43%. Ou seja, a queda no volume de vendas mostra que os trabalhadores estão comprando menos mas gastando mais devido ao repique da inflação no periódo.

Trimestre

No acumulado de julho a setembro, as vendas estão negativas em 4,35%, menor índice verificado entre os trimestres deste ano.

Ivone Portes