Notícias

BNDES anuncia 1º agente de microcrédito em dezembro

Guarulhos, 07 de novembro de 2003

O Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) pretende apresentar até o início de dezembro o primeiro agente, no caso um banco, como repassador de recursos do programa de microcrédito do atual governo. São candidatas também, para uma outra etapa, cooperativas, instituições de microcrédito e de crédito popular, organizações não-governamentais, sindicatos e prefeituras.

Apesar do programa ter sido apresentado como uma das prioridades do governo federal, até agora nenhum recurso foi liberado. O superintendente da área no BNDES, Mário Guedes, explica que entre as razões da demora da implementação, estão as fases do processo de redefinição das linhas para o microcrédito e de autorização dos agentes.

Guedes disse que o processo é complexo devido à necessidade de se estabelecer uma formatação para garantir proteção às partes. Para o tomador, o objetivo é evitar a cobrança de juros exagerados e para o financiador, a inadimplência. A opção que vem sendo adotada é a garantia por meio de recebíveis.