Notícias

Começa nesta quarta o maior evento da Facesp

Guarulhos, 29 de outubro de 2003

Mais de mil empresários invadem a cidade para discutir a rede de Associações Comerciais

Sob um clima de muita expectativa, começa nesta quarta-feira, 29, em Marília, interior paulista, os dois mais importantes eventos da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp): o 4º Congresso da Facesp e o 32º Seminário do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Os organizadores já contabilizam pelo menos mil inscritos vindos das 406 associações comerciais que integram toda a rede da Federação.

A abertura será feita à noite, pelo vice-governador de São Paulo, o professor Cláudio Lembo, juntamente com o presidente da Facesp e Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Guilherme Afif Domingos e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília (ACIM), Sérgio Lopes Sobrinho.

Deverão participar ainda da solenidade de abertura dos trabalhos, o prefeito e vice-prefeito de Marília, respectivamente, José Abelardo Guimarães Camarinha (PMDB) e Mário Bulgarelli, o presidente do Sebrae-São Paulo, Alencar Burti, o presidente da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), Luiz Otávio Gomes, além de presidentes das mais importantes associações comerciais do estado e líderes do empresariado.

As palestras e debates irão até a próxima sexta-feira. A rede de associações comerciais será o tema da palestra inaugural do presidente, na verdade, foco central dos debates dos eventos, que ocorrerão no Golden Palace, importante centro de convenções da cidade. Ambos são promovidos pela ACIM, realizados pela Facesp e pelo Sebrae, com o patrocínio oficial da Nossa Caixa.

Mais informações sobre o 4º Congresso da Facesp e 32º Seminário do SCPC podem ser encontradas nos sites: www.4congressofacesp.com.br e www.acim.org.br

Congresso da Facesp e Seminário do SCPC ficam melhores a cada ano

Uma usina de debates para fortalecer a classe empreendedora na busca de seus objetivos maiores e comuns, como desenvolvimento econômico, social e político do País. Esse é um mote que tem marcado os congressos estaduais da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), desde o seu primeiro encontro em Franca, no ano 2000, que ocorreu junto com o 29º Seminário Estadual dos Serviços Centrais de Proteção ao Crédito (SCPCs), o braço de prestação de serviços das associações comerciais.

Esta ano, o 4º Congresso Estadual da Facesp – junto com o 32º Seminário dos SCPCs – acrescentará um salto de quantidade e qualidade no entrosamento das 406 associações espalhadas por todo o Estado. Em Marília (interior paulista) elas terão como objetivo central consolidar o conceito da ação social e política em rede, na defesa dos ideais da livre iniciativa, segundo antecipou Guilherme Afif Domingos, presidente da Facesp e ACSP.

Encontro de líderes

Desde 2000 tem ocorrido um significativo aumento no número de participantes, que culminou, no ano passado, no Guarujá, durante o 3º Congresso da Facesp e 31º Seminário Estadual dos SCPCs, com a presença de cerca de mil líderes do empreendedorismo paulista. O tema dos debates foi de suma importância para ampliar a qualidade dos serviços da rede de informações no Estado: “Associativismo – Caminho Seguro para a Micro e Pequena”, com foco centrado na concessão de crédito de forma mais segura para as mais de 150 mil empresas que integram o sistema Facesp.

A adesão ao 2º Congresso e ao 30º Seminário Estadual dos SCPCs foi igualmente expressiva, na cidade de São José do Rio Preto, em 2001. E o tema central não poderia ser mais sugestivo, para o primeiro ano do século 21, quando o Brasil atravessava um período econômico complicado e adverso: “O Serviço de Proteção ao Crédito na Defesa da Livre Iniciativa e do Consumidor”.

Em 2000, na cidade de Franca, os empreendedores da indústria, comércio, agropecuária, serviços e instituições financeiras concentraram suas atenções no tema “A Melhor Informação do Brasil a Serviço da Empresa e do Consumidor”. A partir daí, foram analisadas a situação atual e perspectivas futuras do sistema de informações integradas, e sua contribuição ao regular o funcionamento do SCPC, estadual e nacional.

Os congressos e os seminários do SCPC são promovidos em conjunto pela Facesp e Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Sergio Leopoldo Rodrigues