Notícias

Bancos terão poder de bloquear conta suspeita

Guarulhos, 02 de outubro de 2003

O governo vai punir os bancos que não repassarem informações sobre operações ilegais de lavagem de dinheiro e também dará poder para que as instituições financeiras bloqueiem a movimentação de recursos de clientes suspeitos de envolvimento com crimes. Segundo o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, algumas medidas já estão prontas e serão anunciadas em breve.

Além disso, segundo o ministro, a base governista no Congresso vai acelerar a tramitação de projeto que acaba com a restrição legal existente hoje para que as instituições financeiras suspendam depósitos e saques sem ter que recorrer à Justiça. “Estamos aguardando o fim da reunião do Gafi, que ocorre em Estolcomo, e pretendemos anunciar algumas medidas que já estão prontas”, afirmou Márcio Thomaz Bastos.

O Gafi é o grupo de ação financeira vinculado à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que fixou um total de 40 recomendações para o combate ao crime de lavagem de dinheiro.

Uma das medidas em estudo pelo governo prevê que os bancos deverão exigir dos clientes uma declaração estabelecendo a movimentação média mensal na conta corrente. De posse dessa informação, as instituições financeiras deverão monitorar saques e depósitos e informar às autoridades toda vez que o cliente fizer operações que superem a média mensal sem justificativa.