Notícias

Poupança ganha da inflação

Guarulhos, 01 de outubro de 2003

Após perder da inflação em 2002, pela primeira vez desde 1991, e repetir o desempenho no primeiro semestre de 2003, a poupança voltou a superar os principais índices de preços brasileiros, no terceiro trimestre e no acumulado do ano. A aplicação rendeu 2,7% no período de julho a setembro, elevando o acumulado do ano para 8,7%, frente a variação projetada de 8% do IPCA e acumulada de 7,11% do IGP-M.

Apesar disso, no terceiro trimestre, a poupança superou apenas a variação do dólar e segue como a pior alternativa entre as aplicações de renda fixa e referenciadas, classificadas como conservadoras. Nada garante também que o rendimento da aplicação irá superar a inflação no último trimestre. Os juros estão caindo e a inflação volta a incomodar.

Pesquisa Focus – A Selic foi reduzida de 26,5% ao ano em maio para os atuais 20% e o rendimento da poupança caiu da faixa mensal de 0,9% a 1% (fevereiro a junho), para 0,80% a 0,70%, atualmente, conforme os dias úteis do período em que o dinheiro ficará aplicado. A tendência para os próximos meses também é de queda de rentabilidade.

Os bancos prevêem uma taxa de 17,8% no final deste ano, conforme a pesquisa semanal Focus, levantada pelo Banco Central, com as projeções das principais instituições financeiras que atuam no mercado brasileiro. Para o final de 2004, os bancos esperam uma taxa de cerca de 15%.