Economia

Demanda por Crédito do Consumidor cai 4% no 1º trimestre

Já na avaliação dos valores acumulados em 12 meses houve queda de 9,3%

Guarulhos, 24 de abril de 2017

Dados nacionais da Boa Vista SCPC, parceira da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos), apontam que a Demanda por Crédito do Consumidor caiu 4 % no 1º trimestre de 2017 na comparação com o mesmo período do ano anterior. Já na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (abril de 2016 até março de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração de 9,3%, enquanto na análise interanual (contra o mesmo mês do ano anterior) houve queda de 1,9%. Contudo, na comparação mensal contra fevereiro houve alta de 2,2%, considerando dados com ajuste sazonal.

Para o presidente da ACE-Guarulhos, William Paneque, os  números mostram que  os consumidores brasileiros ainda não estão completamente confiantes no ambiente econômico do País. No entanto, ele disse que acredita em uma melhora neste cenário até o fim de 2017. “Ainda sofremos com os reflexos do ano passado. Porém, a tendência é que este desconforto diminua com o crescimento gradativo da nossa economia, fazendo com que as pessoas voltem a procurar por crédito em breve. O aumento da demanda de fevereiro para março é uma prova disto”, avaliou o dirigente.

Considerando os segmentos que compõem o indicador, a avaliação em 12 meses mostrou que nas instituições financeiras houve queda de 13,7%, enquanto para o segmento não-financeiro a diminuição foi de 6,7%.

Apesar de algumas melhorias econômicas já em curso, os resultados da tendência do indicador ainda mostram uma demanda por crédito fragilizada. Fatores como altas taxas de juros, rendimentos reais negativos e desemprego elevado ainda se mostram como variáveis condicionantes deste cenário, e impõem mais cautela e aversão ao consumo por parte das famílias. Apesar disto, a perspectiva de redução de juros e de inflação devem aumentar a confiança dos agentes e consequentemente contribuir para a retomada do crescimento da procura por crédito a partir do 2º semestre deste ano.

Metodologia

O indicador de Demanda do Consumidor por Crédito é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista SCPC por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau. A série histórica deste indicador inicia em 2010 e está disponível em: http://www.boavistaservicos.com.br/economia/demanda-por-credito