Notícias

Sebrae-SP implementa pregão eletrônico para compras

Guarulhos, 07 de agosto de 2003

O Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de São Paulo anunciou na terça-feira (05/08) a implementação, em parceria com o Banco do Brasil, do Sistema de Pregão Eletrônico para compras de produtos e serviços. O objetivo é modernizar as compras da entidade, conquistando agilidade e transparência nas operações.

A cooperação técnica do Banco do Brasil ocorre por meio do programa Licitações do Banco do Brasil, desenvolvido para facilitar a participação de empresas de todos os portes, inclusive micro e pequenas, em licitações de caráter público.

“O pregão trará agilidade, economia e presteza”, afirmou o diretor administrativo do Sebrae/SP, Carlos Uchôa. “Nossa expectativa é economizar cerca de R$ 5 milhões e liberar este recurso para a atividade fim da entidade, que é desenvolver as micro e pequenas empresas”.

O processo ocorre da seguinte maneira: o comprador habilitado inclui o edital de compra no sistema e nomeia o coordenador/pregoeiro responsável pela condução do processo de licitação; depois, os fornecedores incluem propostas, lances e contra-ofertas no prazo determinado pelo edital e divulgado pelo comprador, que, ao final, encerra a disputa e divulga o vencedor.

O Sistema registra os órgãos, entidades governamentais e fornecedores por meio do site www.licitacoes-e.com.br. Os participantes do processo recebem chave de acesso e senha, para garantir o andamento das licitações.

“Essa é uma mudança muito importante. É um processo de aprimoramento, com confiança e garantia de transparência”, afirma o superintendente do Sebrae/SP, José Luiz Ricca.