Notícias

Arranjos produtivos de pequenas empresas são prioritários

Guarulhos, 14 de julho de 2003

Em reunião que contou com a presença de Paulo Tarcísio Okamotto, diretor do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Carlos Lessa, afirmou que é prioridade do banco o apoio à consolidação dos arranjos produtivos de pequenas empresas.

O diretor do Sebrae e Lessa fizeram os pronunciamentos de abertura da 81ª Reunião Ordinária do Conselho dos Associados da ABDE (Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento). Okamotto enfatizou a importância de um trabalho conjunto com as instituições de financiamento presentes em cada Estado, de forma a fornecer crédito aos empreendedores que são capacitados pelo Sebrae.

Na reunião, Lessa divulgou informações sobre o funcionamento do cartão BNDES, criado para que micro e pequenos empresários possam comprar máquinas e equipamentos que venham expandir ou consolidar seus negócios.

O banco destinou R$ 300 milhões neste ano para as operações do cartão, que fornece uma linha de crédito de até R$ 50 mil para cada empresário. O cartão é emitido por meio de bancos parceiros do BNDES e, por enquanto, está disponível no Bradesco. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal já firmaram convênios para fornecer o cartão e estão em fase de implantação do sistema.