Notícias

CNI auxiliará empresários em concorrências internacionais

Guarulhos, 04 de julho de 2003

Os empresários brasileiros passarão a contar, nos próximos dias, com o auxílio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para participar de processos de licitação nos países da América Latina e Caribe, patrocinados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Com esse objetivo, a CNI formalizará parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e o BID. “A participação de empresas brasileiras em licitações nesses países é 1%”, disse o ex-ministro e atual diretor do BID Martus Tavares, durante o seminário Investimentos em Infra-Estrutura e Apoio ao Comércio Exterior – Instrumentos do BID para o Setor Privado, realizado ontem (2/7), na sede da CNI, em Brasília. “São cerca de US$ 5 bilhões por ano de recursos disponíveis para investimentos em compra de equipamentos”.

O seminário contou com a presença do presidente da CNI, deputado Armando Monteiro Neto (PTB-PE); do vice-presidente da entidade e presidente do Conselho de Infra-Estrutura, José Carlos Gomes Carvalho; do ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Guido Mantega, e do diretor do BID Martus Tavares. Ao discursar na abertura do evento, o presidente da CNI destacou que o País precisa retomar com urgência sua trajetória de crescimento. Ele observou que sem as reformas estruturais, como a da Previdência e a Tributária, o crescimento não será acelerado. “Fica muito difícil gerar, internamente, os recursos necessários ao aumento do investimento e, portanto, fazer o País crescer rapidamente”, disse.

Monteiro Neto destacou ainda que o setor de infra-estrutura no Brasil possui um elevado déficit e, para superá-lo há necessidade de investimentos da ordem de R$ 50 bilhões por ano, nos próximos cinco anos. Ao deixar o seminário para se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Guido Mantega, ratificou o que dissera o diretor do BID, ao propor também uma participação mais destacada dos empresários brasileiros em concorrências nos países da América Latina e Caribe. “O empresário só participa quando a concorrência é para o fornecimento de equipamento para o Brasil”, ressalvou.

O ministro disse que a CNI, o BID e o Governo Federal estão tomando iniciativas visando estimular os empresários a participarem, de forma mais efetiva, dessas concorrências. “São projetos que o BID financia, e os financiamentos já estão garantidos, para a compra de equipamentos, como os de informática, os quais os empresários brasileiros podem fornecer”, finalizou.