Notícias

Mercado aumenta previsão para IPCA

Guarulhos, 18 de fevereiro de 2003

Faltando apenas um dia para o início da reunião mensal do Comitê de Política Monetária, Copom, do Banco Central, o mercado financeiro brasileiro elevou mais uma vez suas projeções para a inflação em 2003. De acordo com pesquisa semanal feita pelo BC, os agentes consultados estimam que o IPCA deve fechar o ano com uma alta de 11,99%.

O número está bem acima da meta de inflação de 8,5% fixada pelo governo, o que reforça a expectativa de alta da taxa básica de juros, a Selic. No último levantamento, a previsão estava em 11,84%. Somente nas últimas três semanas a estimativa média para a alta do Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, em 2003 registrou uma subida de 0,55 ponto porcentual. As perspectivas para a inflação em fevereiro e março também foram elevadas.

Para este mês, o mercado espera um IPCA de 1,27%, ante 1,20% projetado na pesquisa anterior. Para março, a projeção média indica uma inflação de 0,75% ante 0,70% na pesquisa anterior. Para o ano de 2004 os agentes consultados pelo BC mantiveram em 8% sua projeção média para a variação do IPCA.

Superávit – O mercado financeiro também ajustou sua estimativa para o resultado primário que deverá ser obtido pelo setor público consolidado este ano com a nova meta estabelecida pelo governo. De acordo com a pesquisa do BC, a projeção média é de um superávit de 4,25% do Produto Interno Bruto, PIB – igual à nova meta estabelecida pela equipe do ministro da Fazenda, Antônio Palocci Filho.

Na pesquisa anterior a projeção era de um superávit primário de 4% do PIB. Em termos nominais, a projeção média do mercado sofreu uma pequena queda. Pelos dados divulgados a nova estimativa do mercado financeiro é a de que o setor público registrará ao final do ano um déficit nominal equivalente a 3,35% do PIB e não mais de 3,38% do PIB como projetado na pesquisa anterior. Mesmo sem alteração oficial da meta, o mercado elevou mais uma vez sua projeção para o superávit primário do setor público em 2004. A projeção média do mercado é um superávit equivalente a 4% do PIB. Na pesquisa anterior essa projeção estava em 3,80% do PIB. A meta oficial é de um superávit primário de 3,75% do PIB para as contas do setor público no próximo ano. Em termos nominais, o mercado manteve em 3% do PIB sua projeção média para o déficit que será registrado em 2004 pelo setor público.