Notícias

Ministro anuncia plano que pretende aumentar as exportações

Guarulhos, 06 de fevereiro de 2003

arteTudo indica que as exportações são prioridade no novo governo. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, anunciou um plano estratégico de promoção comercial, a ser desenvolvido pela Agência de Promoção das Exportações (Apex), com o objetivo de aumentar as vendas para o exterior em 10% este ano. “Temos uma perspectiva de geração de 400 mil empregos com esse plano e de um aumento de US$ 6 bilhões nas nossas exportações”, disse Furlan.

O ministro acrescentou que a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) está mapeando os setores que poderão responder por esse incremento na balança comercial. Um levantamento está sendo feito para identificar países e produtos prioritários para as exportações brasileiras.

De acordo com Furlan, esse trabalho vai mapear as oportunidades de exploração de mercados para produtos de maior valor e formar uma rede de interlocução entre estados e empresas. “Queremos promover um intercâmbio estre as regiões e empresas para que haja uma melhor fluidez dos canais de comercialização. Um estado do Sul, por exemplo, pode estar exportando para um mercado que um estado do Norte também tem condições de exportar, mas não o faz por desconhecimento desse canal”, explicou o ministro. A estratégia é identificar em cada estado produtos dinâmicos, que tenham um potencial exportador, e também os compradores, preços no mercado internacional e concorrentes.

Adriana Monteiro