Notícias

Incerteza política está superada

Guarulhos, 15 de janeiro de 2003

O Brasil já superou o período de incerteza política, segundo o presidente do banco central inglês, Edward George, falando em nome dos dirigentes dos bancos centrais das dez maiores economias do mundo depois de um encontro realizado no Banco Internacional de Compensações (BIS).

Em seu primeiro encontro com os representantes dos mais poderosos bancos centrais do mundo, o presidente do BC brasileiro, Henrique Meirelles, passou bem pela prova dos banqueiros. Com a alegação que o teor do encontro é sigiloso, Meirelles não se pronunciou, mas saiu sorrindo.

Edward George, que fala em nome de todos os presidentes dos BCs, não escondeu seu entusiasmo com as palavras de Meirelles, dizendo que “o que ele disse sobre suas posições como presidente do BC e as do governo como um todo foi muito positivo”.

Na realidade, o representante do BC brasileiro ganhou a confiança dos outros presidentes ao anunciar que o Governo Lula vai enviar um projeto de lei para tornar o Banco Central autônomo dentro dos próximos meses.

Segundo George, essa iniciativa é vista pelos bancos centrais como um passo muito positivo, acrescentando que isso daria mais segurança para o mercado de que o Brasil não vai diminuir o combate à inflação.

As apresentações de Meirelles e do novo presidente do Banco Central da Argentina, Alfredo Prat Gay, tomaram um bom espaço da reunião do BIS.

Ao avaliar a situação argentina, o presidente do banco central inglês declarou o final da incerteza política em relação ao Brasil, acrescentando que Henrique Meirelles forneceu garantias de que o novo governo está comprometido com a estabilidade fiscal e monetária.