Notícias

Opep aumentará a produção de petróleo

Guarulhos, 13 de janeiro de 2003

A Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep) anunciou que aumentará sua produção em 1,5 milhão de barris por dia, para 24,5 milhões de barris/dia, como forma de compensar a lacuna na oferta mundial por causa da greve de 40 dias na Venezuela e evitar um choque nos preços do petróleo.

Antes da reunião da Organização, o ministro saudita do petróleo, Ali al-Nuaimi, chegou a defender que o nível de produção não fosse elevado, apesar da ameaça de guerra contra o Iraque e da crise na Venezuela. Para ele, a Opep já estaria respondendo à crise venezuelana.” Não há escassez. Nunca permitimos que ocorresse”, disse al-Nuaimi antes da reunião. No entanto, mais tarde, o ministro de Petróleo dos Emirados Árabes, Obaid bin Saif Al Nasseri, corrigiu a informação e disse que a Organização concordou em elevar a produção de petróleo.

De acordo com o ministro, o cartel selou o acordo depois de horas de negociações em uma reunião de emergência. A Opep vem tentando evitar uma alta de preços do petróleo, que seria prejudicial ao crescimento econômico. Recentemente, o preço ultrapassou US$ 33 por barril. Na sexta-feira 10 de janeiro, o barril foi avaliado em US$ 31,58.