Notícias

Celular: tarifas de interurbano vai mudar

Guarulhos, 11 de dezembro de 2002

A partir de junho de 2003 o número de áreas da telefonia móvel com tarifação de ligações interurbanas cairá de 510 para 67, segundo o superintendente de Serviços Privados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Jarbas Valente. Isto ocorrerá se todas as operadoras do Serviço Móvel Celular (SMC), bandas A e B, migrem para o Serviço Móvel Pessoal (SMP).

Como exemplo, o superintendente disse que uma ligação que era feita de Campinas para Sorocaba, no Estado de São Paulo, hoje considerada interurbana, passará a ser ligação local.

A Anatel estima que 10% dos atuais 31 milhões de usuários serão beneficiados pela mudança, mas terão que se dirigir à operadora para assinar um novo contrato e reprogramar os aparelhos para que apareça no visor o número de DDD à qual estarão vinculados.

Todos os usuários do SMP poderão escolher as operadoras que farão as ligações de longa distância, como já ocorre na telefonia fixa.

A reestruturação da telefonia móvel deverá obter investimentos de R$ 11 bilhões até 2005, segundo Valente. Esse número envolve a entrada de novas operadoras nas bandas D e E e a reestruturação das empresas das bandas A e B, que em 2003 estarão comprando novas freqüências para ampliar os serviços e a base de clientes.

A estimativa da Anatel é que nos próximos três anos o serviço móvel, que conta com 31 milhões de usuários, conquistará pelo menos mais 25 milhões.