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Merchandising ao alcance de todos

Guarulhos, 15 de outubro de 2002

Quinze minutos de fama. Essa pode ser uma boa ferramenta para dar visibilidade a uma empresa e aumentar suas vendas.

Essa é a expectativa de quem investe no merchandising. Apesar de o termo originalmente se referir a ações para dar mais visibilidade aos produtos nos pontos-de-venda, ficou mais conhecido como uma espécie de propaganda não-declarada.

Nela, o anunciante é mencionado por apresentadores de rádio ou de televisão quando tratam de algum assunto correlato.

“Além de ser mais barato do que o anúncio tradicional, o empresário não tem os custos de produção de um comercial e pode atingir com mais precisão seu público-alvo”, argumenta Paulo Tamanaha, professor de mídia da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

Para Tamanaha, “encaixar o produto em programas de dicas evita a dispersão, como a que ocorre durante os intervalos”.

Predomínio

Os programas femininos e de variedades são os que concentram maior número de merchandising de pequenas empresas na televisão, afirma Edson Rocha, diretor comercial da TV Gazeta.

“Como as grandes descobriram esse meio há pouco tempo, as pequenas e médias correspondem a 60% dos anunciantes em nossos programas”, diz.

Ele calcula que o investimento nesse tipo de inserção na televisão varie de R$ 1.000 a R$ 50 mil e, no rádio, de R$ 500 a R$ 5.000.

Mas para que a iniciativa funcione, o produto ou a empresa deve ter um diferencial, como o atendimento personalizado.

“A competência no atendimento é raridade no mercado, por isso chama a atenção e cativa o cliente”, comenta Inês Pereira, professora de marketing da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Eaesp).

Na opinião de Marcelo Heidrich, presidente da Ponto Brand Promotion, o rádio é o meio ideal para os pequenos e médios empresários. “Atinge públicos mais segmentados, o custo não é alto, e o meio é flexível, o que permite trabalhar a marca no conceito do programa”, ressalta. Entretanto, ele aponta que um erro é não criar inserções diferentes para emissoras distintas.