Notícias

Empresas com programas sociais têm mais lucro

Guarulhos, 27 de setembro de 2002

O presidente da Fundação de Desenvolvimento Social e Empresarial de São Paulo (Fides), Alberto Perazzo, declarou que as estatísticas mundiais comprovam um crescimento na produtividade e nos lucros das empresas que nos últimos anos estão desenvolvendo programas sociais.

Perazzo destacou que nos Estados Unidos, por exemplo, as empresas “socialmente responsáveis” estão conseguindo as melhores perfor-mances econômicas, em comparação com outras que não realizam atividades sociais. “Esse poderá ser o grande diferencial das empresas nesse início do século 21”, declarou.

A constatação contribuiu para o crescimento no volume de Fundos de Investimentos voltados para essas empresas, que já receberam recursos da ordem de quatro trilhões de dólares do governo americano.

Os Fundos de Investimentos, destacou Perazzo, são destinados exclusivamente às empresas que cumprem uma série de requisitos éticos e socialmente responsáveis. Outros pontos positivos nas empresas socialmente responsáveis estão associados ao crescimento na qualidade de vida dos trabalhadores, redução no número de doenças e de pedidos de licença médica e queda nos índices de desperdício.

Essas mesmas empresas também estão aumentando o número de clientes. “Muitas pessoas da comunidade reconhecem que essas empresas não estão simplesmente fazendo apenas uma transação econômica de negócios ou serviços, mas inseridas no desenvolvimento da sociedade. Sabendo disso, muitos consumidores se tornam fiéis de determinadas marcas produzidas por essas empresas”, declarou Perazzo.

Na avaliação de estudiosos sobre o tema, uma empresa que atualmente seja reconhecida como ética e socialmente responsável estará não apenas cumprindo os critérios e desejos de umas pessoas, mas contribuindo com a sociedade e obtendo lucros e benefícios. Segundo Perazzo, todas as empresas socialmente responsáveis têm obtido lucro.