Notícias

Movimento Degrau reúne mais de 30 empresas no Aché Laboratórios

Guarulhos, 26 de setembro de 2002

Demonstrar como a Lei nº 10.097/2000, que regula o trabalho de adolescentes de 14 a 18 anosincompletos, pode ser cumprida, foi o tema da palestra “Programa Convivência e Aprendizado no Trabalho”, realizada na última terça-feira (24) no Aché Laboratórios Farmacêuticos S/A pelo Secretário Executivo do Movimento Degrau – Desenvolvimento e Geração de Redes, Francisco Wilson Malandrino. O evento foi promovido pela Acig e pela OSC-Viva Guarulhos e contou com a participação de mais de 30 empresas e entidades, entre elas a Bardella, Laboratórios Aché, Ciee, AGDC, Sindicato do Comércio Varejista, Delegacia Regional do Trabalho e outras.

ass_imprenssa
Após a palestra foi servido coquetel aos participantes

Francisco Wilson Malandrino explicou que a Lei nº 10.097/2000, de 10/12/2000, alterou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e determina que todas as empresas de porte médio e grande são agora obrigadas a disponibilizarem em seus quadros no mínimo 5% e no máximo 15% de vagas para aprendizes, proporcionalmente ao número de trabalhadores do estabelecimento cujas funções demandem formação profissional.

ass_imprenssa
O presidente da Acig entregou os certificados de participação, entre os quais estavam Samuel Silingarde Filho

Segundo Malandrino, foi este um dos motivos que culminaram na criação doMovimento Degrau, iniciativa conjunta da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Rede Brasileira de Entidades Assistenciais Filantrópicas (Rebraf). “Criamos o Programa de Convivência e Aprendizado no Trabalho para incentivar os empreendedores do Estado de São Paulo, do 2º e do 3º setor, a estabelecerem perspectivas para a juventude, que em sua maioria está vivendo situações de vulnerabilidade pessoal e social”, disse. “A Facesp fixou uma meta de empregar mais de 4 mil jovens nas empresas de Guarulhos”, adiantou.

ass_imprenssa
O vice-presidente da Acig, Antonio Carlos Almeida, fez o encerramento do encontro

Após a palestra aconteceu ainda a nomeação provisória de um Conselho Gestor do Movimento Degrau em Guarulhos que contará com a participação de Antonio Mandred Hammerl, Ceila Regina Pereira, João da Silva Barbosa, Gerson Moises, Airton Trevisan, Antonio Carlos de Almeida, Elson Roberto de Souza, Samuel Silingarde Coelho, Maria Helena Gonçalves, Celio Ferreira Malta, Stewalter Soares Moraes, Esmeraldino José Gonçalves Preira e Samuel J.Amorin.

Estiveram presentes também ao evento Anunciato Thomeo Sobrinho, presidente da Acig, Adilson Ribas, Antônio Sbrana Júnior e Maurici Dias Gomes, também da Acig e Antônio Carlos de Almeida, representando a OSC-Viva Guarulhos.