Notícias

Celular pré-pago poderá ser usado fora da área sem adaptação

Guarulhos, 20 de setembro de 2002

Os usuários do celular pré-pago deverão contar a partir de janeiro do próximo ano com o serviço de roaming automático. Eles poderão utilizar o pré-pago em outras cidades, fora de sua área, sem precisar fazer nenhuma adaptação para isso.

A Acel – associação que reúne as empresas de celular – está realizando adaptações no sistema para permitir o serviço, que já existe para os clientes do celular pós-pago. Atualmente, segundo dados da Acel, dos 30 milhões de celulares em funcionamento no país, cerca de 20 milhões são pré-pagos.

O presidente da Acel, Luiz Garcia, disse que é necessário encontrar alguma fórmula para atender as classes D e E. Ele defendeu uma revisão da Taxa de Fiscalização (Fistel), que é cobrada das empresas cada vez que um celular é habilitado, além da contribuição anual por aparelho.

Segundo ele, existe boa vontade do Ministério das Comunicações e Anatel (Agência Nacional deTelecomunicações) para reduzir o Fistel. Luiz Garcia explicou ainda que a inadimplência do setoré grande e que para cada 100 celulares habilitados, 60 são cortados por causa da inadimplência. Ele afirmou que nenhuma empresa de celular está cobrando a tarifa plena, por causa da competição no setor.

Mônica Tavares