Notícias

Site Controle Público traz patrimônio de políticos

Guarulhos, 13 de setembro de 2002

Entrou no ar nesta quarta (11/09) o site Controle Público, que traz as declarações de bens, dados biográficos e eleitorais de cerca de 5 mil políticos brasileiros. Os dados se referem aos candidatos às eleições de 1998, 2000 e parte dos candidatos ao pleito de 2002 e foram coletados na Justiça Eleitoral.

O projeto, feito pelo jornal Folha de S.Paulo e o provedor Universo Online, é resultado de um ano e meio de pesquisas. Os responsáveis pelo site fotografaram e digitaram as declarações obrigatórias por lei entregues à Justiça Eleitoral, já que são dados públicos. Junto com as declarações, há os fac-símiles das declarações arquivadas na Justiça.

É possível consultar no site as informações oficiais dos candidatos, cruzar informações, descobrir qual candidato à presidência, por exemplo, tem maior patrimônio declarado ou qual candidato a deputado federal possui avião. As informações estão organizadas por partido e Estado. O acesso ao site pode ser feito no endereço www.controlepublico.com.br, porém algumas seções são fechadas para assinantes do UOL.