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Condomínios residenciais: mercado promissor

Guarulhos, 28 de junho de 2002

arteOs serviços voltados ao atendimento de condomínios habitacionais vai de vento em popa. Tanto que esse mercado está atraindo cada vez mais a atenção dos pequenos empresários. Quem aposta no segmento, oferecendo, por exemplo, serviços de dedetização, projetos de paisagismo e limpeza e conservação, está conseguindo bom retorno. Só em São Paulo, são cerca de 30 mil condomínios, que abrigam 1,4 milhão de moradores – um mercado nada desprezível.

Tadeu Ferreira, da Primeiro Plano, empresa especializada em limpeza e conservação de portarias e área comuns, confirma a tendência. Atualmente, a empresa atende 32 condomínios, número que Ferreira espera dobrar em breve. “Foram construídas muitas unidades de médio e alto padrão na Zona Leste de São Paulo nos últimos anos. E é para lá que estamos direcionando nosso foco”, diz. Desde que a Primeiro Plano intensificou a distribuição de folhetos na região, os negócios aumentaram. “A maior vantagem para o condomínio é que eles só arcam com as despesas de contrato. A dor de cabeça fica conosco.”

A terceirização de empregados também é bastante requisitada na área de jardinagem. Para Eliana Prado de Azevedo, diretora da marketing da Associação Nacional de Paisagismo e dona da Green House, a melhor estratégia é firmar parceiras com as construtoras. “Um bom projeto de paisagismo ajuda na hora de vender o imóvel”, garante.

Com a tendência de as pessoas passarem mais tempo em casa, em função da violência urbana, as áreas externas dos condomínios ganharam destaque. Com isso, a procura por firmas especializadas em manutenção de jardins cresceu. “Os administradores de condomínios preferem contratar firmas especializadas”, diz Eliana.

Antônio Teodoro, um dos sócios da Osaka Desentupidora e Dedetizadora, também vê nos conjuntos habitacionais fechados um mercado bastante promissor. Nos últimos três anos, a procura por seus serviços aumentou. E os lucros também. A empresa tem um departamento especializado em condomínios e hoje mantém contratos anuais com mais de 90 deles.

Os serviços de dedetização e descupinização nas áreas comuns são os mais procurados. “Os condomínios economizam com os contratos anuais e a prevenção fica mais fácil”, argumenta Teodoro. Além da garantia de receita, os contratos anuais funcionam também como um bom veículo de propaganda, pois o morador do condomínio se sente mais seguro na hora de contratar o serviço e acaba chamando a empresa também para serviços na casa da praia ou do campo. É uma tática para tentar conquistar o maior número de clientes possível.