Notícias

FMI elogia performance econômica “notável” do Brasil

Guarulhos, 26 de junho de 2002

O Fundo Monetário Internacional (FMI) elogiou nesta quarta-feira a “notável” performance econômica do Brasil, prometendo trabalhar com qualquer governo que for eleito e estiver comprometido com políticas econômicas sólidas, em uma tentativa de ajudar a acalmar os mercados brasileiros.

“O compromisso das autoridades brasileiras com políticas monetária e econômica sólidas é impressionante”, disse o porta-voz do FMI, Tom Dawson, logo após o dólar ter atingido novo recorde de alta em relação ao real, com a moeda norte-americana a R$ 2,863 para a venda. “A performance registrada nos últimos anos, em meio a severos testes de mercado, é notável.”

“Nós recebemos bem a recente expressão de apoio dentro do Brasil pela manutenção de políticas econômicas responsáveis no período pré-eleitoral, antes de um novo governo”, acrescentou Dawson sobre as eleições de outubro. “O FMI quer trabalhar com qualquer novo governo comprometido com a implementação de políticas sólidas.”

Essas declarações visam acalmar as preocupações dos mercados financeiros do país, que têm sido prejudicados por temores eleitorais.

Os investidores vêem com preocupação o fato de o governista José Serra, preferido dos mercados, estar em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto.