Notícias

FGTS: 85% têm direito a sacar correção

Guarulhos, 25 de junho de 2002

Das 113 milhões de contas do FGTS, que pertencem a 38 milhões de trabalhadores, 85% já sofreram algum tipo de movimentação e, portanto, têm direito de saque da correção referente aos expurgos dos planos Verão e Collor 1. Em 70% dos casos, os saques ocorreram por motivo de dispensa do trabalho sem justa causa, segundo a Caixa Econômica Federal.

O único caso que não dá direito ao saque da correção é o do trabalhador que usou recursos do FGTS na aquisição da casa própria.

Na semana passada, a Caixa decidiu retirar a expressão “não identificado”, que aparecia nos extratos da correção e estava provocando muitas dúvidas entre os trabalhadores. Segundo a Caixa, quase a metade dos extratos emitidos vieram com a informação “não identificado”. Isso significa que, por alguma divergência cadastral, o banco não conseguiu a comprovação de que as contas referentes a esses extratos têm direito ao saque imediato. Segundo a Caixa, são cerca de 10,4 milhões de extratos, que correspondem à média de 40% dos 26 milhões de documentos já emitidos.

Para acelerar o atendimento das pessoas que se encontram nessa situação, ou seja, têm direito ao saque imediato da correção, mas não poderão efetuar o resgate por conta da informação “não identificado”, a Caixa pede que o interessado compareça a um posto de atendimento ou agência da instituição e apresente um comprovante de que a conta vinculada já foi movimentada e, portanto, tem direito a saque.

A partir de quarta-feira, a Caixa começa a pagar a correção do FGTS para 1,67 milhão de trabalhadores que aderiram ao acordo do Governo, fazem aniversário em janeiro, fevereiro ou março e têm direito a receber até R$ 1 mil. A adesão ao acordo pode ser feita até dezembro de 2003.