Notícias

SPB estréia, sem muitos problemas

Guarulhos, 23 de abril de 2002

A estréia do Sistema de Pagamentos Brasileiro, SPB, nos bancos foi tranqüila. Mesmo com a Cetip, a Central utilizada pelas instituições para a liquidação de operações feitas no mercado, fora do ar por algum tempo, os bancos conseguiram operar normalmente. A Federação Brasileira das Associações de Bancos, Febraban, considerou a estréia do SPB um sucesso, com base em informações fornecidas pelas instituições financeiras no final do dia, informou sua assessoria de Imprensa. Os problemas ocorridos teriam sido menores do que os verificados em dias normais de operação antes do SPB, sendo superados rapidamente, permitindo que os bancos liquidassem suas operações dentro do novos horários estabelecidos pelo Bancos Central, BC.

Dúvidas – O número de ligações feitas por bancos para a Central de Controle da Febraban passou de 100. Pelo menos 60% das ligações feitas foram para tirar dúvidas sobre o limite de R$ 5 milhões para a Transferência Eletrônica Disponível, a TED, e sobre as mudanças nos horários de liquidação feitas pelo Banco Central. No sistema de teleconferência montado pela Febraban com os principais bancos do sistema financeiro, ontem no final do dia, as instituições financeiras participantes não apontaram nenhum problema significativo. Os participantes, segundo a assessoria da Federação, consideraram o primeiro dia do sistema um sucesso.

Acima das expectativas – No Lloyds, por exemplo, o primeiro dia do novo sistema foi considerado melhor do que se esperava, segundo Elói Fortes, responsável pelo Sistema de Pagamentos Brasileiro do banco. “Conseguimos operar sem nenhum problema com a clearing (câmara de compensação que surgiu com o SPB)de câmbio e fazer as liqüidações com a câmara de derivativos via corretoras”, diz Fortes. Segundo ele, apesar da rápida paralisação da Cetip, o sistema de mensagens se manteve funcionando, e por isso as operações do banco não foram prejudicadas. “Foi muito melhor do que esperávamos”, resumiu Fortes.

Rotina mantida – A situação não foi diferente em outros bancos. No banco Itaú, por exemplo, as operações com o mercado financeiro foram feitas sem nenhum contratempo e as liquidações ocorreram com tranquilidade. Segundo a assessoria de Imprensa, a rotina do banco foi mantida. A compensação, outra grande preocupação dos bancos neste primeiro dia de SPB e o envio dos dados para o Banco Central foram considerados um sucesso, mostrando que o mercado operou com confiança. O BBV Banco conseguiu cumprir com folga todos os horários de liquidação. A instituição, inclusive, chegou a antecipar-se no envio das informações ao Banco Central, informou a diretora técnica de Desenvolvimento de sistemas, Maria José Cabrino.

Roseli Lopes