NJE

Consultor do CIEE fala sobre talentos e estágio em palestra do NJE

Especialista tirou dúvidas de empresários na noite desta segunda-feira, 17/04

Guarulhos, 17 de abril de 2017

Consultor do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) há 18 anos, Vagner Rigueira ministrou a palestra “Como formar o talento na sua empresa” na noite desta segunda-feira, 17/04, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos), em ação organizada pelo Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) da entidade.

Durante o evento, Rigueira tirou dúvidas de empresários sobre a contratação de estagiários, respondendo questões práticas e legislativas. Para o diretor do NJE, Franklin Lino, o treinamento foi esclarecedor e importante para os empreendedores refletirem sobre o papel deles na formação de jovens profissionais.

“O CIEE tem uma relevância social nas cidades onde atua. Foi interessante para os espectadores, já que eles, com certeza, saíram da reunião com uma ideia muito clara de como é vantajoso investir em um jovem talento. Este profissional é fundamental para a empresa prosperar no futuro”, afirmou.

Rigueira ressaltou que o estágio é mais do que uma simples oportunidade de trabalho. “É um ato educacional e social. O empresário ajuda o País a criar profissionais capacitados para o desenvolvimento da nação. Este é o grande papel dos empreendedores”.

Sem medo de inovar

No entanto, apesar da relevância da contratação de estagiários, o consultor do CIEE disse que, às vezes, há certa resistência por parte dos empregadores. “Tem aquela competição entre a teoria versus a prática. É importante identificar qual é a real necessidade de determinada empresa. Para tanto, o CIEE vai até as instituições de ensino e auxilia na seleção dos alunos que desejam entrar no mercado de trabalho, analisando as suas características e aptidões. É algo personalizado e feito com muita seriedade”, argumentou.

Por fim, o consultor mostrou que as empresas só têm a ganhar com programas de estágios. “É um custo-benefício alto para os empregadores, pois eles contam com profissionais cheios de energia e com vontade de crescer na carreira. O estagiário não possui vínculo empregatício e nem gera encargos trabalhistas. O retorno é completamente favorável. Porém, o empreendedor não pode infringir as leis trabalhistas e deve tratar os jovens com muito respeito”, alertou.