Notícias

Mercado volta do carnaval com otimismo

Guarulhos, 14 de fevereiro de 2002

Após uma semana de grande preocupação, com os investidores preferindo ficar de fora das bolsas, comprando dólares, os mercados voltaram à euforia na reabertura desta quarta. Nos Estados Unidos, as bolsas subiram fortemente no início da semana, com perspectivas favoráveis quanto à recuperaçao econômica do país.

O principal indicador divulgado nos EUA foi o índice de vendas no varejo, que registrou aumento de 1,2% em janeiro, excluindo-se o setor de automóveis, ante uma previsão de 0,3%. O Dow Jones está em alta de 1,17%, seguido pelo Nasdaq, com elevação de 1,4% e 1% no S&P.

Na Argentina, a reabertura do mercado cambial também não teve os efeitos catastróficos cogitados e o dólar acabou mantendo o mesmo nível, em torno de 2,15 pesos, apesar das grandes variações de preços.

Esses fatores positivos estão beneficiando os mercados brasileiros na reabertura de negócios, após o feriado de carnaval. O índice futuro da Bolsa de São Paulo, do mês de abril, está em alta de 1,3%. Esse índice passa a direcionar os negócios a partir de hoje, quando ocorre o vencimento do índice futuro da Bovespa de fevereiro, o que deixa ainda as operações em bolsa com grandes e perigosas variações. É bom lembrar também que até a segunda-feira, o mercado deverá estar ainda sob os efeitos do vencimento de opções de ações na Bolsa de São Paulo.

No mercado de câmbio, as cotações estão sendo ajustadas. Os investidores haviam comprado a moeda estrangeira como proteção contra possíveis eventos negativos nestes dias de paralisação do mercado brasileiro. Como nada ocorreu e os mercados internacionais estão trabalhando com otimismo, os investidores brasileiros venderam esses dólares no mercado. O dólar comercial é cotado a R$ 2,432, em baixa de 1,02%.

Jayme Alves