Notícias

Esquema especial para o Carnaval

Guarulhos, 08 de fevereiro de 2002

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SSP) montou um esquema especial para o Carnaval deste ano. Em virtude da mudança de endereço da “passarela do samba” para a rua Joaquina de Jesus (no Taboão), a Prefeitura vai colocar 15 linhas de ônibus extras para facilitar o acesso dos foliões. Os coletivos vão partir dos pontos regulares já existentes nos bairros com destino à rua Adolfo Noronha, na esquina da Praça Oito de Dezembro, no Taboão (próximo à antiga clínica Sol & Ar).

Este local será o endereço do ponto final das linhas especiais que vão circular durante o Carnaval, atendendo a população de todos os bairros da cidade.

Os ônibus terão identificação no pára-brisa:

“Praça 8 (Taboão) Especial – Carnaval”.

Além do reforço no transporte público, a Secretaria também montou um esquema de trânsito para garantir a fluidez do tráfego. Serão 27 soldados do pelotão de trânsito da Guarda Civil Municipal (GCM) – seis durante o dia e 21 à noite – que estarão operando nos bloqueios e atendendo as ocorrências. Outros 20 homens do efetivo da Divisão Técnica de Trânsito da SSP terão a função de orientar a população.

No “sambódromo” estarão mais aproximadamente 80 guardas da GCM. Eles vão garantir a segurança da pista e dar apoio às ações de fiscalização da Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento (Sica). Já o policiamento da parte externa da “passarela do samba” caberá à Polícia Militar, que deve enviar um efetivo de mais de 100 soldados.

A Secretaria de Saúde vai montar um posto médico no local para atender eventuais ocorrências. Serão disponibilizados três ambulâncias, dois médicos, seis técnicos da Vigilância Sanitária, três enfermeiros e 10 auxiliares de enfermagem. Confira as principais mudanças no trânsito, os horários e itinerários dos ônibus extras:

Trânsito

1. A Marginal do Baquirivu vai funcionar como bolsão de estacionamento, área de concentração para as escolas de samba, bem como para acesso dos veículos oficiais e daqueles que estarão prestando serviço durante o Carnaval.

2. Para garantir a fluidez do trânsito, não serão permitidos estacionamentos nem paradas na Praça Oito de Dezembro.

3. O acesso da Praça Oito de Dezembro à rua Joaquina de Jesus (passarela do samba) estará bloqueado para veículos, após as 21 horas até o final do desfile.

4. A rua Deputado Ulisses Guimarães funcionará como acesso às arquibancadas. No final desta via (depois do portão da garagem da Empresa de Ônibus Guarulhos) será permitido o estacionamento de veículos a 45 graus. Já o quarteirão compreendido entre a avenida Otávio Braga de Mesquita até a Empresa de Ônibus Guarulhos ficará reservado aos coletivos.

5. O acesso dos ônibus que levarão os integrantes das escolas de samba até a rua Joaquina de Jesus será pela avenida Albert Leimer. Faixas de orientação aos motoristas e foliões serão colocadas em todo o entorno da Praça Oito de Dezembro.

Ônibus extras

Durante as festividades do Carnaval 2002, a Secretaria de Serviços Públicos determinou, em caráter excepcional, de 9 a 13 de fevereiro, a operação das seguintes linhas de ônibus:

C1. Vila Any/Praça 8 (Taboão)

Atenderá os bairros: Vila Any, Marcos Freire, Avenida Juscelino K. Oliveira, Via Dutra, Macedo, Vila Fátima, Vila Barros, Praça 8

C2. Vila Carmela/Praça 8 (Taboão)

Vila Carmela, Bonsucesso, jardim Presidente Dutra, Cidade Soimco, Paes de Barros, Cumbica, Cecap, Vila Fátima, Vila Barros, Praça 8

C3. Pimentas/ Praça 8 (Taboão)

Pimentas, jardim Dona Luiza, Parque Stella, Parque Brasília, Via Dutra, Cumbica, Cecap, Vila Fátima, Vila Barros, Praça 8

C4. Jardim Fortaleza/Praça 8 (Taboão)

Jardim Fortaleza, Cidade Soberana, Jardim Lenize, Cidade Seródio, Haroldo Veloso, Praça 8

C5. Jardim Santa Paula / Praça 8 (Taboão)

Jardim Santa Paula, Jardim Ponte Alta, Lavras, Jardim São João, Cidade Serôdio, Haroldo Veloso, Praça 8

C6. Jardim São Paulo/Praça 8 (Taboão)

Jardim Iporanga, Picanço, Centro, Macedo, Vila Fátima, Vila Barros, Praça 8

C7. Vila Galvão/ Praça 8 (Taboão)

Vila Galvão, Cabuçu, Recreio São Jorge, Jardim Acácio, Jardim Paraíso, Praça 8

C8. parque Alvorada/ Praça 8 (Taboão)

Parque Alvorada, Vila Paraíso, Jardim Cumbica, Parque Uirapuru, Jardim Nova Cumbica, Cumbica, Cecap, Vila Fátima, Vila Barros, Praça 8

C9. Cocaia/ Praça 8 (Taboão)

Morros, Cocaia, Bom Clima, Vila Barros, Praça 8

C10. Parque Santos Dumont/ Praça 8 (Taboão)

Parque Santos Dumont, Cidade Seródio, Haroldo Veloso, Praça 8

C11. Parque Primavera/ Praça 8 (Taboão)

Parque Primavera, Parque Mikail, Jardim São Domingos, Praça 8

C12. Vila Rica/ Praça 8 (Taboão)

Vila Rica, Jardim Lenize, Parque Santos Dumont, Vila União, Parque Primavera, Parque Mikail, Jardim São Domingos, Praça 8

C13. Itapegica/ Praça 8 (Taboão)

Itapegica, Tranqüilidade, Gopoúva, Centro, Vila São Jorge, Bom Clima, Vila Barros,Praça 8

C14. Parque Continental/ Praça 8 (Taboão)

Parque Continental II, Parque Continental I, Jardim Paulista, Jardim Moreira, Picanço, Centro, Macedo, Vila Fátima, Vila Barros, Praça 8

C15. Jardim Munhoz/ Praça 8 (Taboão)

Jardim Munhoz, Ponte Grande, Centro, Macedo, Vila Fátima, Vila Barros, Praça 8

Horários de partida dos bairros:

Sábado 19horas 20horas 21horas 22horas 23horas

Domingo 19h30 20h30 21h30 22h30 23h30

Segunda-feira 19horas 20horas 21horas 22horas 23horas

Terça-feira 19h30 20h30 21h30 22h30 23h30

Horários de partida da Praça 8:

Domingo 00h 01 hora 02 horas 03 horas 04 horas

Segunda 00h 01 hora 02 horas 03 horas 04 horas 05 horas

Terça 00h 01 hora 02 horas 03 horas 04 horas

Quarta 00h 01 hora 02 horas 03 horas 04 horas