Notícias

Confira algumas fotos da tragédia.

Guarulhos, 11 de setembro de 2001

Site UolUm ataque terrorista destruiu as duas torres do World Trade Center, em Nova York, na manhã desta terça-feira. Dois boeing seqüestrados colidiram contra as torres do edifício e geraram um incêndio de grandes proporções. Cerca de uma hora depois, uma forte explosão fez uma delas desabar sobre Manhattan diante das câmaras de televisão. Pouco depois, a segunda torre também caiu.

Cenas da explosão ocorrida hoje (11/09) pela manhã em um dos maiores edifícios do mundo.

Ainda não há informações oficiais sobre o total de vítimas. Sabe-se que, em um dia normal de trabalho como esta terça-feira, cerca de 10.000 funcionários estão em cada uma das torres no horário dos ataques. Não está claro quantos destes trabalhadores conseguiram deixar o prédio antes do desabamento. Muitos jogaram-se do alto das torres por não suportar o calor.

Grande parte de Manhattan ficou sob uma gigantesca nuvem de poeira e fumaça.

Diversas ruas ao redor do edifício foram transformadas em centros de atendimento médico, com dezenas de pessoas gravemente feridas sendo socorridas. As autoridades pedem que doadores de sangue se apresentem.

Aaron Swirski, um dos arquitetos da equipeque projetou o World Trade Center, não conseguiu explicar como as Torres Gêmeas desmoronaram. Segundo ele, os prédios haviam sido projetados levando-se em conta a possibilidade de ocorrer um grande acidente, um incêndio e até o impacto de cinco aviões. “Não compreendo o que aconteceu”, disse ao site do jornal Jerusalem Post. “Talvez há 30 anos os aviões fossem menores, mas a estrutura havia sido pensada para resistir a uma eventualidade deste tipo.”

Pentágono – Também nesta manhã, outro avião seqüestrado atingiu o prédio do Pentágono, sede da inteligência e da defesa americana, na capital, Washington. Os bombeiros combatem o incêndio no edifício, que foi abandonado pelos cerca de 24.000 funcionários que lá trabalham.

A American Airlines afirmou que duas de suas aeronaves foram destruídas com um total de 156 pessoas a bordo. Tudo indica que uma delas atingiu o World Trade Center e a outra, o Pentágono. Já a United Airlines revelou que um boeing 767 de sua propriedade, que ia de Boston para Los Angeles, caiu com 65 pessoas. Não foi confirmado, mas é bem provável que esta seja a outra aeronave que atingiu o World Trade Center.

Perto de Pittsburgh, um quarto avião seqüestrado, um 757 também da United e com 45 pessoas, caiu sem deixar sobreviventes. A primeira versão, não confirmada oficialmente, foi de que ele teria sido abatido por caças americanos porque preparava-se para um outro ataque. O governo americano afirma que não há mais aviões fazendo vôos domésticos sobre o território do país. Apenas alguns aviões de rotas internacionais estão pousando, sob vigilância dos órgãos de defesa.

A população e o governo americanos estão perplexos e em pânico. Prédios importantes como a Casa Branca e o Capitólio, onde funciona o poder legislativo, foram evacuados por precaução. A torre Sears, em Chicago, também foi abandonada. O governo fechou todo o espaço aéreo e os aeroportos tiveram o tráfego interrompido. Os vôos do mundo inteiro para os Estados Unidos foram cancelados e os já em curso foram desviados para o Canadá ou, quando possível, voltaram para suas cidades de origem.

Tudo que restou do World Trade Center