Notícias

Informativo – Edição agosto/setembro – nº 53

Guarulhos, 03 de setembro de 2001

ImagemPESQUISA MOSTRA NÍVEL DE SATISFAÇÃO DO ASSOCIADO

Dentro do seu Programa de Qualidade Total, a Acig realizou em julho a primeira pesquisa para medir o nível de satisfação dos associados. Os responsáveis pela tabulação da Pesquisaforam os funcionários Antonio, Lúcia e Luciana, que compõem o comitê da qualidade.

A pesquisa enviada pelo correio e retornada por 174 associados mostrou os pontos altos em aprovação, a exemplo da credibilidade e imagem da Entidade e do serviço de consultas pela Internet, que tiveram média alta (em torno de 3,40 – dentro de um sistema de pontuação de 0 a 4).

Segundo os envolvidos no processo informa que a pesquisa orientará o plano de ações e observação para implantação de melhorias na estrutura de serviços e atendimento.Ela foi realizada dentro do primeiro bloco do PQT, que foi de sensibilização, levantamento e conquista. Agora o programa ingressa no segundo bloco orientado pelo Sebrae: D´Olho na Qualidade (5 S).

Os responsáveis pela tabulação da Pesquisaforam os funcionários Antonio, Lúcia e Luciana, que compõem o comitê da qualidade.

NÚMERO DE CONSULTAS AO SPC E TELECHEQUE CAÍRAM 4,70% EM JULHO

O número de consultas ao Telecheque registra o segundo mês consecutivo de queda com 61.203 consultas em julho, ou seja -1,70% a menos que o mês de junho. Comparativamente com o ano anterior a queda é ainda maior com -24,43%.

O SPC também foi menos utilizado com 71.123 consultas contra 72.371 em junho e 81.940 em 07/2000. Os dois serviços somam 132.326 consultas (com retração de 4,70%) e representando uma queda de 18,80% com relação ao mesmo período no ano passado.

Embora o número de inclusões no cadastro do SPC tenha caído em relação a junho em 18%, ainda manteve-se alta com 5.431 pedidos de inclusão. As regularizações totalizaram 861 (-9%). Em julho do ano passado este número totalizou 845 regularizações. Os dados revelam que o mercado consumidor mantém-se cauteloso, com a redução de jornada de trabalho e mesmo dispensa de trabalhadores em virtude da crise energética do País.

INFORME JURÍDICO -GPS ELETRÔNICA

O prazo para o recolhimento da Guia da Previdência Social (GPS), em papel,pela rede bancaria, foi prorrogado para o dia 30 de novembro.A Portaria nº 2.744 estabelece que todas as empresas, sem exceção, devem estar preparadas para entregar a GPS em meio eletrônico a partir de 1º de dezembro. Segundo avaliação da Flaumar Assessoria Empresarial, não obstante a prorrogação do prazo, é recomendável às empresas que já passaram a recolher por meio eletrônico desde o último mês de julho, prossigamcom este procedimento, por ser mais rápido, seguro, evitar filas nos bancos e deverá ser adotado obrigatoriamente.

ACIG PRODUZIU CARTAZ SOBRE O DIA DOS PAIS

Através da distribuição de cartazes, a Associação objetivou contribuir para reverter a atual retração do mercado, apelando para a emotividade de data e pedindo para os consumidores prestigiarem o comércio local.

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Guarulhos (Acig) participou de mais uma campanha voltada ao Dia dos Pais, comemorado em 12 de agosto, através da produção da cartazes distribuídos gratuitamente entre os associados. Neste ano, a peça publicitária contemplou o tema “Maturidade”.

Através da foto de um pai de 65 anos e seu filho de 40, procurou-se mostrar arelação madura que normalmente existe entre os dois nesta faixa etária. O slogan ainda diz o seguinte: “Você descobre que há mais do seu pai em você”.

A ACIG imprimiu 2 mil cartazes em parceria com a F. Carmo para distribuir entre os comerciantes associados da Entidades no município, para que fossem afixados nas lojas e vitrines. A Entidade esperava com isso aumentar as vendas com o forte apelo da data, embora ainda seja superada pelo Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia das Crianças, sem falar é claro na campanha Natalina. Um dos principais fatores que podem ter afetado o desempenho das vendas neste ano no Dia dos Pais é a retração da economia, com a crise energética, que é uma das explicações para o aumento da inadimplência no comércio nos últimos meses (leia matéria nesta edição sobre os Indicadores do comércio).

ENTREVISTA

Novo secretário da Indústria quer promover o desenvolvimento econômico de Guarulhos Empossado há três meses como secretário da Indústria, Comércio e Abastecimento de Guarulhos, o médico José Carlos Maruoka, que se autodefine como “desenvolvimentista” afirma que pode contribuir para crescimento econômico do município. “Trata-se de uma secretaria muito importante na administração porque é responsável por promover o desenvolvimento através da obtenção de novos investimentos para a cidade, além é claro de fiscalizar e regularizar os estabelecimentos”, explica o novo secretário.

Sobre o potencial de Guarulhos, Maruoka avalia que como 2º parque industrial do Estado, o município precisa ser trabalhado com novo modelo de crescimento para trazer empresas de volta, destacando a sua localização estratégica: “A logística dos negócios e a política do just in time requerem velocidade nos processos na atualidade e nós estamos servidos de um Aeroporto Internacional e rodovias estaduais e federais”.

Desafios na SICA

Maruoka sabe que tem muitos desafios pela frente até porque assumiu uma secretaria na administração de uma cidade que não possuía projetos nem a estrutura necessária para atrair novos investimentos. “Acredito que minha formação humanista como médico permite-me ter a sensibilidade de perceber os problemas e me dá rapidez nas ações.

Estamos tentando trazer este “time” para a administração através da modernização do sistema e do treinamento do funcionalismo, aproveitando num primeiro momento a estrutura existente”, relata.

O secretário declara a intenção de trazer para Guarulhos empresas de alta tecnologia. “Para isso, precisaremos qualificar a mão-de-obra local, que é outro desafio”.

Outro setor que a Sica pretende priorizar é o de Serviços, pois segundo Maruoka, não é possível ignorar a vocação do município que registra nesta década um boom da rede hoteleira e outras empresas em função do Aeroporto. “Temos de explorar a indústria do aeroporto e incentivar a instalação de centros industriais, centro de convenções e outros prestadores de serviços. Ao mesmo tempo, visualizo que não adianta promover o turismo de negócios sem melhorar a urbanização da região central da cidade e outras partes”, afirma o titular da Sica, que classifica a falta de segurança como um problema gerado pela ausência do desenvolvimento econômico.

Para ele, Guarulhos carece de empregos, de escolas – inclusive de idioma para atender a demanda do Aeroporto Internacional – e, o que é mais importante, uma identidade cultural.

“A administração Elói Pietá mostra disposição de reverter este quadro, embora estejamos engessados nos primeiros dois anos de gestão pelo comprometimento da arrecadação com a dívida junto ao Banco Pontual, uma herança das gestões anteriores que consome até 20% do ICMS arrecadado pelo município, aliado à nova lei de responsabilidade fiscal”, comenta.

Sobre o comércio da cidade o secretário diz que é prioridade facilitar a regularização dos estabelecimentos e aumentar a fiscalização sobre os mesmos.

“Revitalizar o Centro também é primordial e dentro desta questão os ambulantes terão de ser retirados das ruas centrais, bem como as feiras livres”.

Enfim, por saber que terá muito trabalho pela frente, José Carlos Maruoka, pede a colaboração das entidades empresariais para desenvolver Guarulhos. “Todos nós sairemos lucrando com o desenvolvimento sustentado.

O Brasil é priorizado, ao lado da China, como mercado para investimentos estrangeiros na atualidade. E Guarulhos é a porta de entrada do País, que por sua vez é a porta do Mercosul. A previsão é de recebermos US$ 3 bilhões nos próximos 04 anos. E para termos as empresas e as entidades do setor como parceiras neste projeto estamos abertos para dialogarmos e estamos corrigindo imperfeições do Sim-Guarulhos (lei de incentivo fiscal), que deverá passar em breve pela Câmara dos Vereadores”, conclui o secretário.

O PODER DA COMUNICAÇÃO, foi tema de palestra gratuita

A Comunicação como principal ferramenta para o profissional de sucesso foi o tema de palestra gratuita oferecida pela Associação Comercial, Industrial de Serviços de Guarulhos (Acig) em 15 de agosto. A abertura do encontro ocorrido no auditório da Unimed Guarulhos – Shopping Internacional foi feita pelo presidente Anunciato Thomeu Sobrinho.

Letterino deu um show de comunicação para a platéia no auditório da Unimed

Ao falar para uma platéia de 100 pessoas, o especialista Letterino Santoro, que é diretor da WR Treinamento e Assessoria, conferencista, consultor e Instrutor de Comunicação Verbal/Oratória – Consultor e Instrutor do CIESP-Distrital Sul, discorreu sobre os aspectos psicológicos, físicos e técnicos da comunicação verbal.

Ele abordou tópicos interessantes como a inibição ao se expor e como superá-la, auto- estima, ênfase na motivação, comportamentos e crenças, fisiologia (a fala do corpo), a importância da voz; estruturação das idéias; adequação do vocabulário; o poder das ilustrações e dicas de como falar de improviso.

Devido ao sucesso da palestra foi agendada nova data para uma palestra e um curso mais aprofundado sobre o assunto. Informe-se no Departamento de Marketing.

ACIG FEZ PALESTANO ROTARY

O Rotary Club de Guarulhos recebeu o presidente da Acig, Anunciato Thomeo Sobrinho, e o gerente comercial Maurici Dias Gomes durante jantar na associação dos rotarianos. Maurici proferiu palestra sobre a estrutura e serviços oferecidos pela entidade empresarial. Entre os números citados estavam o de associados (cerca de 2.300), o de usuários indiretos (10.000) e informações cadastrais fornecidas no mês 200 mil). Falou ainda sobre os departamentos, a exemplo do SRC inaugurado recentemente e sobre o SOS Telecheque 0800111522, serviço de utilidade pública para a comunicação de ocorrência de perda, roubo e extravio de documentos pessoais. Ele destacou o portal de negócios lançado em julho, além dos convênios mantidos com várias empresas. Os dirigentes da Acig foram recebidos pelo presidente José Luís da Fonte Silva, que também recebeu a visita de Pedro Concha, do Rotary La Cisterna (Santiago do Chile).

A mesa dos trabalhos e à direita Maurici Dias Gomes ocupa a tribuna

PORTAL ACIG É BEM RECEBIDO PELOS INTERNAUTAS

Em seu primeiro mês de operação o novo Portal Acig na internet recebeu cerca de17.396 visitantes(números apurados até o fechamento desta edição em 23/08). Esse resultado é satisfatório na opinião de Jacques Miranda, diretor do Estúdio NEUx!, responsável pela criação do Portal. “Sem muita divulgação conseguimos atrair a atenção dos internautas. E o número alcançado é superior aos de muitos portais iniciantes”, avalia o web designer.

Segundo Jacques, a partir do momento que mais associados, não associados e o público em geral descobrí-lo, o Portal se tornará referência e não simplesmente um portal de consultas ao Telecheque e SPC, mantidos pela Acig, e uma das seções mais utilizadas.

O gerente comercial da Associação, Maurici Dias Gomes, vai mais longe. “Nosso maior aliado é o próprio associado que, satisfeito com a qualidade dos serviços on line prestados por nós através da Internet, divulga entre os colegas do comércio, familiares e conhecidos”, afirma.

Vale lembrar que o Portal Acig é muito mais do que um instrumento de consulta, pois contém notícias locais e nacionais atualizadas, agenda de cursos e palestras, indicadores e links para o internauta navegar por importantes sites na web.

“A vocação do Portal Acig é tornar-se um verdadeiro parceiro dos empresários

nos negócios e fonte de consulta a todos os usuários”, conclui o presidente da Entidade, Anunciato Thomeo Sobrinho.

O endereço do portal é: www.acig.org.br

SRC – ACIG INAUGURA SERVIÇO DE RECUPERAÇÃO AO CRÉDITO

A palestra antes da inauguração

A ACIG realizou o lançamento oficial do Serviço de Recuperação ao Crédito (SRC) em 16/06 na presença de associados, convidados e da imprensa. O mais novo serviço da Entidade foi apresentado pelo diretor do Grupo Senarc, Fábio Amâncio, que criou o departamento em parceria com a Associação. Após a explanação de Amâncio sobre a atuação do grupo no País, o gerente local, João Henrique B. Lourenço, falou sobre a forma de trabalho desenvolvida junto aos clientes e consumidores inadimplentes. “A marca registrada do Senarc é justamente a cobrança personalizada objetivando habilitar o consumidor a voltar ao mercado e fidelizá-lo ao estabelecimento credor”, salientou Lourenço.

Após a palestra, os participantes do encontro foram convidados a conhecerem as instalações do SRC no 9º andar do prédio onde está sediada a Acig. E foi oferecido coquetel aos convidados. Participaram do evento, o presidente da Asssociação, Anunciato Thomeu Sobrinho, bem como seus gerentes e parte do staff.

O SRC atende diariamente das 8 às 18 horas no escritório da Acig ou através do telefone 6463-9336.

Inaugurado oficialmente em 16/08, o Serviço de Recuperação do Crédito (SRC) está tendo boa procura e aceitação entre o comércio local. Confira alguns depoimentos:

“Nossa empresa tem 20 anos e até então se encarregava de realizar a cobrança nos casos de inadimplência. Como o número de inadimplentes vem crescendo e hoje representa cerca de 40% do movimento, percebemos que precisávamos de uma ferramenta a mais. Felizmente, surgiu o SRC que mostra ser um serviço diferenciado com foco na recuperação e fidelização do cliente. Estamos confiantes neste trabalho”.

Márcia C. Buzin, da Cito Tratamentos Odontógicos.

“Recebi as informações sobre o serviço e achei muito interessante o trabalho desenvolvido. Nossa loja tem uma inadimplência elevada e tenho o serviço de cobrança interna, mas acredito que o SRC poderá a agregar neste sentido”, Hélio Pereira, do Barbosa Supermercados

“Até hoje o serviço de cobrança sobre os inadimplentes, que giram em torno de 9% do faturamento, era feito pelo escritório de nossa loja. Acho que o SRC pode nos auxiliar pois é um trabalho especializado e será válido caso pratique taxas condizentes com o mercado”.

Edmundo P. Garcia, da Mattos Calçados.

AGENDA

Clube Nacional – Jantar realizado em 13/08 no Clube Nacional, em São Paulo, com empresários portugueses, numa promoção do Dry Port Estação Aduaneira. Compareceram na ocasião o secretário de Indústria e Comércio de Guarulhos, José Carlos Maruoka e o assessor de Comércio Exterior da Acig, José Roberto Vitorelli.

Conselho do SPC – Participação do presidente Anunciato Thomeo Sobrinho em reunião do Conselho do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) realizado em 15 de agosto no auditório da ACSP/Facesp, na rua Boa Vista, Capital.

TV Globo – Visita de Anunciato à Rede Globo, concessionária de Mogi das Cruzes, em julho, para conhecer as instalações e trabalho desenvolvido na região. Na ocasião, ele estava acompanhado de um grupo formado por empresários como Hugo Mesquita, Carlos Henrique, entre outros.

Inauguração – Presença na inauguração do Centro de Oncologia do Hospital Carlos Chagas em agosto, com demais membros da Diretoria.

Open Monday – Idealizador e integrante de encontro de integração empresarial,Open Monday – promovida pelas entidades empresariais e pelo Open Hall, onde ocorreu o evento em 27/08, que deverá ser mantido todos os meses para happy hour e integração dos empresários de Guarulhos.

Reunião do G9 – Encontro às 10 horas de27/08 na cidade de Ferraz de Vasconcelos como membro do Grupo G9, que reúne as associações comerciais de nove municípios.

Guarulhos Export – Reunião das entidades que compõem o pool dentro da Agende (Agência de Desenvolvimento Local) para a criação do Guarulhos Export – Espaço para fomentação do comércio exterior a ser instalado em sala cedida pela Infraero no Aeroporto Internacional de Cumbica/Guarulhos. Data: 30/08/01. Horário: 14 horas.

CME – O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Guarulhos realizou a sua primeira reunião em 20/08 nas dependências da Agende, na Vila Rio de Janeiro. A Acig esteve representada por Eldon Luiz Fiorin e por Léo Kielmanowicz. O prefeito Elói Pietá junto de seu staff apresentou os projetos de suas secretarias ligadas diretamente ao desenvolvimento econômico da cidade. Em pauta estavam a terceira pista do aeroporto, as obras no trevo de Bonsucesso e Cumbica, entre outros assuntos.

Seminários dos SCPCs – Nos dias 27 e 28/09, o presidente Anunciato juntamente com o diretor de economia, Eldon Luiz Fiorin,o gerente comercial Maurici Dias Gomes,e Alexandre Godoy Vieira, encarregado do SCPC, participará do 30º Seminário Estadual do SCPCs, em São José do Rio Preto.

PALAVRA DO ASSOCIADO

“Sou associado da Acig há 6 anos e digo que o atendimento está cada vez melhor, pois tenho sido atendido no que preciso e com agilidade” ,José Francisco de Souza – Ind. E Com. De Artefatos S. Domingos

“O atendimento é muito bom e rápido, colaborando com o trabalho dos comerciantes. Uso principalmente o serviço de telecheque há mais de 2 anos e não tenho queixas”, Geraldo Magalhães – Santiago e Santiago Mat. Para Construção

“Os serviços de consulta da Associação são excelentes. Somados aos demais departamentos temos uma gama muito ampla que usamos há mais de um ano”, João Marcelo da Costa Augusto – Casa de Carnes Rei do Gado

“O Serviço é bom e rápido. Os resultados são bastante positivos. O atendimento também é cordial e eficiente. A Acig está de parabéns”, Ailton Cardoso da Silva – Comércio Depósito São Domingos

NOSSO BAIRRO – SÃO DOMINGOS É RELATIVAMENTE NOVO

Localizado entre a Praça Oito e a região do Mikail, o bairro São Domingo é relativamente novo, possui cerca de 15 anos. Hoje a maioria das ruas é asfaltada e o comércio e farto. Está a cerca de 10 minutos da Praça Oito e atrai muitas famílias oriundas de outros bairros antigos que buscam um terreno maior para construir. E, pegando carona no franco crescimento do bairro, vários comerciantes instalaram ali depósitos de materiais para construção e bens de consumo não duráveis.

“Estou satisfeito com o bairro, gostaria apenas que tivesse uma casa lotérica por perto para aumentar o movimento do meu comércio”, afirma João Marcelo, que possui um açougue local. Há aqueles que clamam por mais segurança, como é o caso de Wilson Pozzi, proprietário da Santiago e Santiago Materiais para Construção. Ele diz que o bairro precisa de um posto policial. O jovem Ailton Cardoso da Silva também tem sugestões a dar: “A administração precisa olhar mais para o local em termos de segurança. Quanto à estrutura do bairro, gostaria de contar com bancos e correios”, conclui.

Comércio do bairro é vasto e diversificado