Vendas para as mães
Impulsionadas pelo Dia das Mães, as vendas de maio no varejo devem crescer 7% em relação a igual mês de 2010. Essa é a projeção da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Caso o resultado seja confirmado, ele irá corroborar a tendência de alta média também de 7% verificada ao longo dos quatro primeiros meses do ano. De acordo com Emílio Alfieri, economista do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV), da ACSP, por ora não há motivos para esperar desaceleração nas vendas de maio. Porém, para o ano, a tendência de aumento da inflação pode levar o governo a adotar novas medidas para restringir o consumo, o que afetaria o resultado de 2011.
No ano passado, o Dia das Mães ajudou as vendas de maio a saltarem 11,3%. Mas vale destacar que a base de comparação, maio de 2009, é fraca, pois ainda era impactada pela crise na economia global. Já a alta de 7% esperada para este ano contrapõe situações econômicas semelhantes, o que, para Alfieri, torna a expectativa atual bastante positiva.
Além disso, as vendas para a data já são absorvidas pelo comércio desde abril, pelos resultados auferidos pela Associação Comercial naquele mês. Até a primeira quinzena do mês passado, registrava-se expansão de 6,4%. Normalmente, as vendas se acomodam na segunda quinzena, mas a data comemorativa as ajudou a avançar e fechar abril com 7,4% de crescimento.