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Reação nas vendas de veículos.

Guarulhos, 06 de novembro de 2001

As vendas de veículos, em queda livre desde julho, reagiram no mês passado. Em outubro, foram vendidos no mercado interno 105,42 mil unidades, entre automóveis e comerciais leves (caminhonetes, furgões e pequenos utilitários), com crescimento de 11,7% na comparação com setembro. Mas, contra outubro de 2000, as vendas do mês passado ainda apresentam uma queda de 14,7%.

Os números trocados entre as montadoras (ainda não oficialmente divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – Anfavea) são relativos às vendas no atacado (dos fabricantes para a rede de concessionárias). O início de recuperação, portanto, ainda não é reflexo da guerra de promoções no varejo iniciada na semana passada, com o juro zero para a venda financiada adotado por quase todas as marcas. No atacado, o impacto das promoções só será sentido a partir deste mês.

Esse aquecimento se deve ao início do período mais forte em vendas para as fábricas, que vai de outubro a março. Segundo um executivo de uma grande montadora, que não quis se identificar antes que os números sejam públicamente divulgados, o comportamento das vendas em outubro ficou dentro do esperado: acima da média histórica de crescimento das vendas para o mês, em torno de 6%, mas ainda abaixo do registrado em outubro do ano passado em termos de volume.

A Fiat Automóveis foi novamente a montadora com melhor desempenho, com 27,4 mil unidades vendidas e 26% de participação no mercado interno em outubro. No acumulado do ano, a Fiat tem agora 27,2% de participação no segmento automóveis mais comerciais leves, com 346,5 mil unidades vendidas. Entre as quatro grandes montadoras, a Fiat foi a que mais cresceu no atacado este ano: 19,9% na comparação com o mesmo período do ano passado, contra a média do mercado que bateu em 10,2%.

A diferença de volume de venda entre a Fiat e a Volkswagen é pequena, mas a montadora de São Bernardo do Campo não conseguiu até agora reverter a tendência de aumento mês a mês da distância para a primeira colocada.

A Volks vendeu 26,8 mil unidades em outubro, o que lhe garantiu 25,4% de participação de mercado. Mas com 339 mil unidades vendidas no acumulado do ano, a montadora aumentou em apenas 6% suas vendas na comparação com o mesmo período de 2000.

Além de ver ameaçada sua liderança de 34 anos no mercado brasileiro, a Volks também enfrenta o avanço da GM, que vendeu apenas 29 unidades a menos que a rival no mês passado. Neste ano, a GM acumula 292,4 mil unidades vendidas e uma participação de mercado de 23%, com 6,5% de crescimento na comparação com o mesmo período do ano passado.

A Ford é a única entre as quatro montadoras que ainda patina, com queda nas vendas de janeiro a outubro de 4,6% na comparação com 2000, e uma participação de mercado reduzida a 7,3%.

No mês passado, a Ford vendeu apenas 6.794 veículos, quase o mesmo que a estreante Renault, que comercializou 5.520 unidades e tem hoje 5,2% departicipação no mercado nacional de automóveis e comerciais leves.