Prêmio MPE Brasil reconhece as melhores empresas de 2012
Na noite de segunda-feira, Sebrae-SP e parceiros se reuniram para premiar as empresas vencedoras da etapa paulista da quinta edição do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas, um reconhecimento às iniciativas, ações e atividades das micro e pequenas empresas, quanto à aplicação de tecnologias e métodos de gestão que tenham resultados em ganhos de produtividade, rentabilidade e competitividade.
Depois de disputar com empresas em todo o Estado, doze delas levaram a melhor na etapa estadual do Prêmio MPE Brasil de Competitividade, que tiveram suas trajetórias empresariais reconhecidas no ano de 2012. Nesta edição, 20.374 mil empresas paulistas se inscreveram. Destas, 2.550 alcançaram os requisitos necessários para seguirem na disputa e 17 chegaram à final.
Além da chance de concorrer ao título de melhor micro e pequena empresa do ano em seu segmento, a finalistas receberam um diagnóstico gratuito da situação da gestão empresarial. “É uma oportunidade para que os empreendedores façam um “check-up” de seus negócios, avaliem seus pontos fortes e identifiquem as oportunidades de melhorias”, destaca Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae-SP.
Para chegar entre as 17 finalistas, as empresas passaram por todo processo de avaliação: 1ª fase (preenchimento do questionário de auto-avaliação), 2ª fase (envio de documentos sobre a Regularidade Fiscal e Estatutária da empresa) e a 3ª fase (visita dos avaliadores do Prêmio na sede da empresa). Além do troféu e certificado, as empresas premiadas poderão utilizar a marca MPE Brasil como instrumento de comunicação e serem reconhecidas como
exemplo de sistema de gestão alinhado aos princípios da excelência mundiais. As vencedoras da etapa estadual seguem para a disputa nacional em abril de 2013.
Participaram da seleção donos de empresas com receita bruta total de até R$ 3,6 milhões/ano, concorrendo em oito categorias: Indústria, Comércio, Agronegócio, Serviços de Turismo, Serviços de Tecnologia da Informação, Serviços de Saúde, Serviços de Educação e Outros Serviços. Além disso, elas também concorrem aos destaques especiais nas categorias responsabilidade social e inovação.
O prêmio é resultado de parceria entre o Sebrae, Gerdau e Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). Conta com patrocínio da Petrobras, Governo Federal, Instituto Paulista de Excelência da Gestão (Ipeg), Federação do Comércio de São Paulo (Fecomercio) e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Também possui apoio institucional do Canal Futura e do Fórum QPC.
A avaliação – Tendo como base o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade, adaptado para a realidade das micro e pequenas empresas brasileiras, os candidatos ao prêmio passaram por um diagnóstico que avaliou a situação da empresa em vários quesitos, como: liderança; estratégias e planos; relacionamento da empresa com seus clientes e com a sociedade em seu entorno; a forma como o empreendedor lida com informações e conhecimento; como faz a gestão de pessoas, de processos e de resultados.
Com o diagnóstico realizado os empresários puderam avaliar os pontos fortes e fracos da gestão da empresa, como por exemplo, como está o negócio diante dos concorrentes na região que ele atua, como está a composição do seu quadro de funcionários, se a empresa necessita de processos de melhoria e inovação, com indicações de como pode melhorar a administração em cada item analisado.