Notícias

Programa une escolas particulares em Guarulhos

Guarulhos, 06 de agosto de 2012

Inadimplência, falta de pessoal qualificado, valor das mensalidades, busca por bons fornecedores, segurança. Essas são algumas das dificuldades que a maioria das escolas brasileiras enfrenta todos os dias na gestão do negócio. Em Guarulhos, na Grande São Paulo, um grupo de estabelecimentos de ensino particulares, que atendem a 3 mil crianças, se uniu para fazer frente a esses problemas e encontrar soluções criativas de gestão.

No início do ano, proprietários de nove escolas aderiram ao Empreender, programa do Sebrae em parceria com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), que aproxima negócios de um mesmo setor com a finalidade de trocar experiências e formar parcerias para fortalecer as micro e pequenas empresas.

O projeto é desenvolvido em Guarulhos pelo escritório regional do Sebrae e a Associação Comercial e Empresarial da cidade. Em cinco meses de trabalho, as empresas desenvolveram diversas ações para a melhoria do grupo, a partir da discussão de problemas comuns e busca de soluções conjuntas.

Entre elas, a produção de uma campanha de marketing nas principais revistas da região. “A dificuldade das escolas em anunciar individualmente era um tema recorrente. A propaganda conjunta reduziu os custos e permitiu uma visibilidade maior dos anúncios”, disse o gestor do programa Wagner Salgado Antico.

As instituições também estão  realizando sistematicamente treinamentos de capacitação dos funcionários em vendas e atendimento. Um deles irá reunir neste sábado (4), no Colégio Novo Rumo, cerca de 40 pessoas de sete diferentes escolas. “Será uma oportunidade de aprendizado e troca de experiência entre os profissionais”, disse Maurício Berbel, gerente-administrativo e financeiro do colégio.

Ele ressalta também a importância do compartilhamento de informações sobre prestadores de serviços e fornecedores. “Recorro ao grupo quando preciso pintar uma quadra, consertar um bebedor ou comprar materiais. Essa troca permite a indicação de pessoas qualificadas”, destacou Berbel.

Outra ação que o grupo pretende realizar ainda em setembro deste ano é a contratação de palestrantes para realização de eventos com pais e alunos. “As escolas querem trazer uma profissional do mercado que possa abordar temas do interesse de seus clientes, mas muitas vezes esse profissional custa caro para um único colégio”, disse Wagner Antico.

A concorrência não assusta os participantes. Segundo Berbel, ela fortalece os diferenciais competitivos de cada escola. “Por isso, quanto mais escolas com o objetivo de atingir a excelência de ensino participarem do grupo, melhor”.