Principais cruzamentos da cidade têm semáforos reprogramados
A Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) de Guarulhos está implantando nos principais cruzamentos da cidade o projeto “Onda Verde”, que consiste na reprogramação do tempo dos semáforos. O objetivo é garantir a melhor fluidez do trânsito, a diminuição do período de viagem dos motoristas (principalmente os de transporte coletivo) e a otimização do tempo de travessia de pedestres. Avenidas como a Tiradentes, Otávio Braga de Mesquita, Paulo Faccini e Timóteo Penteado já estão tendo seus faróis monitorados pelos técnicos da STT para novas programações.
O projeto está sendo implantado em função do crescimento urbano de Guarulhos e o aumento do fluxo de veículos. Em 2004, quando todos os semáforos da cidade – em torno de 200 – passaram a ter programação de funcionamento, havia em torno de 250 mil veículos com placa do município.
Atualmente, são cerca de 350 mil carros emplacados em Guarulhos e algo em torno de 700 mil flutuantes, que circulam pela cidade principalmente quando ocorrem congestionamentos nas rodovias Dutra e Fernão Dias. Com a iniciativa, os motoristas já começam a sentir mudanças na fluidez do trânsito na avenida Tiradentes, onde os semáforos foram reprogramados na semana passada.