Novo vírus se espalha como mensagem de Ano Novo
Especialistas em sistemas de segurança reforçaram nesta quinta-feira o alerta sobre a descoberta de um novo vírus capaz de se alastrar por e-mails com felicitações de Ano Novo. O vírus, conhecido como “Reeezak”, foi reportado pelo NewsBytes na quarta-feira e se espalha pela internet disfarçado de mensagens geradas no Microsoft Outlook como “Happy New Year”. O arquivo em anexo, que roda o vírus em PCs de usuários, traz como símbolo um ícone que mais parece um cartão de natal em formato Flash, o “Christmas.exe”.
A praga virtual, uma vez executada, pode desabilitar funções do teclado e deletar todos os arquivos do diretório Windows, deixando o computador inoperável e vulnerável a outras invasões, segundo Ian Hameroff, diretor de soluções anitivírus da Computer Associates. A partir daí, o vírus ganha um alto poder de propagação, uma vez que reproduz cópias de si mesmo e envia mensagens a todos os contatos da lista de e-mails do usuário, tornando o remetente uma pessoa “confiável”.
– Se este vírus fosse criado em junho, não faria muito sucesso, mas está se propagando em uma época em que usuários realmente esperam receber felicitações de Ano Novo de amigos. Certamente devem se preparar para abrir um “presente” que não gostariam de ganhar” – alerta Hameroff, com ironia.
O corpo das mensagens que conduzem os vírus contém o seguinte texto: “Hi. I can't describe my feelings, but all i can say is Happy New Year :)”. O especialista afirma que as primeiras mensagens infectadas com o vírus foram rastreadas na Inglaterra, em parte da Europa e nos Estados Unidos no fim da tarde da quarta-feira. Hameroff recomenda que usuários que receberem mensagens com estes perfis entrem em contato com o remetente (sem “replay”) e não cliquem no arquivo atachado. “Zacker” e “Maldal” são outras denominações do vírus registradas por empresas como a Symantec e a McAfee.