Notícias

Nosso novo desenho social

Guarulhos, 24 de março de 2011

O consumidor se mantém disposto a ir às compras em 2011 e, se prevalecer à intenção declarada por ele na pesquisa Cetelem/Ipsos – O Observador Brasil 2011, o varejo não terá do que reclamar. As pessoas, de uma maneira geral, planejam comprar itens dos 12 segmentos analisados pelo estudo, com destaque para móveis, eletrodomésticos e lazer/viagem. Além disso, o estudo mostra um brasileiro otimista com o rumo do País, por apostar no seu crescimento (60% das respostas), no aumento do consumo (53%) e da oferta de crédito para a população (52%), ainda que a expectativa da maioria aponte para a manutenção da taxa de juros e do Produto Interno Bruto, com 43% e 51% das respostas, respectivamente.

Para aproveitar o quadro otimista e a disposição de compras, no entanto, o comércio deve observar as mudanças de perfil do consumidor. A pesquisa  destaca que em 2005 as classes A, B e C juntas representavam 49% da população, índice que saltou para 74% em 2010, especialmente pela ampliação da classe média, agora a maior do País, com  101.651.803 pessoas, ou 53% do total. “Estamos passando por um momento histórico. Será que é o final da pirâmide social no Brasil? Em 2009 já se desenhava uma mudança dessa figura geométrica, agora a pirâmide virou um losango”, disse o diretor-presidente da Cetelem BGN Brasil, Marcos Etchegoyen.

A mudança de pirâmide para losango, na opinião do presidente do Ipsos Public Affairs, Paulo Cidade, é um indicador de transformação da sociedade. Esse movimento, no entanto, tem que vir juntamente com outras informações, que contemplem demandas como as apontadas na pesquisa, sinalizando pouca busca de informação, especialmente entre as classes C, D e E na hora de acessar o crédito.