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4 fatores que estimulam a motivação nas empresas

Motivação nas empresas
Guarulhos, 28 de abril de 2017

A motivação nas empresas é algo significativo não apenas para o engajamento dos colaboradores, mas para o desenvolvimento do seu próprio negócio. Afinal de contas, pessoas motivadas produzem mais, melhor e se alinham aos objetivos e metas da empresa.

No entanto, o termo pode soar genérico ou mesmo banalizado, uma vez que a motivação nas empresas pode variar de acordo com o perfil da marca e também dos seus representantes. Dessa maneira, o cuidado deve ser essencial para garantir o sucesso nessa empreitada.

Assim, reunimos neste artigo quatro fatores que estimulam a motivação nas empresas, e que podem fazer a diferença no desenvolvimento do seu negócio. Acompanhe!

1. Desenvolva uma cultura colaborativa

Basta pensar: um ambiente centralizador, que pouco pede ou acata a opinião alheia, não desponta como um local composto por uma cultura colaborativa. E sabe por que ela é importante para gerar motivação nas empresas? Porque os colaboradores querem participar no processo de desenvolvimento dos lugares onde trabalham.

Podemos ir além: quanto mais pessoas estiverem alinhadas com a missão, os valores e a visão da empresa, mais ideias podem surgir e, assim, contribuir para a melhoria em todos os processos. Quando isso não ocorre, o planejamento e as decisões passam por menos pessoas.

Assim, a cultura colaborativa pode valorizar a motivação nas empresas, além de oferecer mais possibilidades de fortalecimento da marca. Para tanto, estimule o intercâmbio de ideias e ouça mais os colaboradores. Isso já ajuda a fazer diferença no aspecto motivacional.

2. Crie planos de carreira

O feedback já é considerado uma ferramenta indispensável para trabalhar a motivação nas empresas. Afinal de contas, quando o profissional sabe quais são suas qualidades e pontos de melhoria, ele aprende como ser uma pessoa mais plena.

Como resultado, ele leva esse aprendizado contínuo para o seu dia a dia corporativo — algo que todos têm a ganhar. Vale apontar, ainda, que o plano de carreira complementa essa cultura de avaliações interna, uma vez que motiva os colaboradores a melhorarem e, assim, almejarem posições mais gratificantes e de alta responsabilidade dentro da empresa.

3. Reconheça os esforços e as conquistas

Um ambiente de pura cobrança e exigências não ajuda a motivar a organização. Especialmente se esse é o único retorno que os colaboradores recebem da gestão.

Por isso, o reconhecimento deve ser uma prática cotidiana nos corredores de sua empresa.  Isso ajuda a fazer com que as pessoas se empenhem mais, em uma oportunidade futura, e que se sintam parte do crescimento do local profissional.

4. Estimule a motivação nas empresas com treinamentos

Por fim, uma importante maneira de obter mais apoio e eficácia dos colaboradores é a partir de suas respectivas capacitações. Treinamentos, workshops e a participação em eventos do setor contribuem para isso.

Quanto mais o profissional se sentir valorizado, maior será a sua motivação. É uma matemática simples e frutífera para todos os envolvidos, e que estimula o engajamento e comprometimento do profissional para estar em constante desenvolvimento.
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