Notícias

Ministro promete dar apoio à microempresa de tecnologia

Guarulhos, 21 de julho de 2003

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), deverá assinar, em aproximadamente duas semanas, um convênio com o Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES), durante o lançamento de um programa voltado para a criação de pequenas e microempresas de base tecnológica no País. A informação foi dada pelo ministro Roberto Amaral

Segundo o ministro, o BNDES já possui uma contrapartida inicial de R$ 300 milhões para a aplicação no programa, batizado inicialmente de “Criação de Tecnologia” (Criatec).

O MCT estima que até o fim do atual governo poderão ser criadas mil novas empresas com a finalidade de promover a implantação, na esfera industrial, de projetos acadêmicos e particulares. “Existe no Brasil um sem-número de inventos, um sem-número de inovações, um sem-número de agregações de valor, que estão parados nas prateleiras dos institutos de pesquisas, das universidades e mesmo de pesquisadores e inventores particulares privados”, observou Amaral.

De acordo com o ministro, será criado um banco de dados dos inventos que estão “nas prateleiras”. O assessor especial do ministro, Renato Vieira Soares, disse que um endereço na Internet será criado para o cadastro dos produtores de novas tecnologias. O ministro voltou a solicitar do empresariado brasileiro mais atenção e investimentos na ciência e tecnologia como forma de sobrevivência no competitivo mercado atual.