MBA: será que vale a pena?
Será que devo fazer um MBA (Master in Business Administration)? Esta é uma das primeiras dúvidas de um profissional decidido a aprimorar sua carreira. A resposta para essa pergunta, diz Mark Polansky, diretor de práticas profissionais da Korn/Ferry, é uma outra pergunta: quais são suas principais áreas de interesse e quais os seus verdadeiros objetivos profissionais?
Para a grande maioria dos desenvolvedores de aplicativos e diretores de tecnologia, um MBA demonstra uma séria atitude em busca de aprendizado e profissionalização, bem como evidencia o interesse do profissional nas questões ligadas à empresa. Além disso, essa iniciativa fundamenta a expectativa que os demais executivos têm do CIO: que ele represente conhecimento tecnológico capaz de acrescentar vantagens competitivas e operacionais à empresa.
Polansky diz que se o profissional atua no local e posição planejados, complementar e ampliar seus conhecimentos profissionais com um MBA, acrescentando conhecimento sobre gerenciamento, economia, finanças, marketing e produção, significará um diferencial surpreendente para ele. No entanto, se atualmente você é o principal executivo de Tecnologia da Informação (TI) em sua empresa, mas atua mais como um diretor de sistemas do que um CIO, suas capacidades, fraquezas e objetivos profissionais devem ser revisados antes de decidir por fazer ou não um MBA.
Depois de optar por realizar o MBA, Polansky diz que o profissional terá que escolher a forma como fará a especialização: aulas noturnas em uma universidade local; um programa de MBA executivo, que normalmente tem aulas a cada duas semanas ou aos finais de semana; ou um curso a distância, no conforto de sua casa ou qualquer lugar de sua preferência.
Feita a escolha, o profissional deve procurar a melhor escola para fazer o MBA. Polansky diz que o atual cenário inclina o profissional a optar por uma escola local, o que restringe o universo de opções.
Com relação aos cursos financiados pelas empresas, Polansky afirma que, normalmente, as companhias pagam o MBA para seus profissionais. Porém, se a sua empresa não tiver muita experiência com a especialização, a maior tarefa será convencê-la de que terá o retorno sobre o investimento feito em você.
Polansky diz ainda que os profissionais de TI que deixam o trabalho do dia-a-dia para retornar à vida estudantil e fazer seus MBAs durante todo o dia, na maioria das vezes não voltam para a mesma área. Ao invés disso, eles se vêem capazes de combinar sua ampla experiência em tecnologia com os conhecimentos adquiridos durante o curso e transformar isso em excelentes oportunidades de negócios. Segundo Polansky, aqueles que retornam para o ambiente de TI geralmente estão rumo ao cargo de CIO ou uma posição ainda superior.
Uma outra dúvida freqüente para os profissionais interessados em cursar um MBA é sobre a necessidade de se especializar em uma determinada área. É mesmo preciso? A maioria dos programas de graduação em escolas de administração e negócios exige a seleção de uma área de ênfase e outras disciplinas eletivas. A dica é escolher uma área de especialização que seja particularmente interessante ou obrigatória para você.
Escolha um MBA em sistemas de informação apenas se o currículo for altamente focado em negócios ou se você já possuir bacharelado em administração de empresas, por exemplo. Caso você não tenha nenhum tópico favorito, você pode optar por um MBA em gerenciamento.
Com relação às disciplinas eletivas (aquelas que o aluno escolhe), o princípio básico é balancear os conhecimentos obtidos na graduação e os adquiridos ao longo de sua carreira com o aprendizado que capacite o aluno a atender novos terrenos. Por exemplo, se o executivo formou-se em sistemas de informação e trabalhou como desenvolvedor de aplicativos, ele deve optar por pelo menos um curso de marketing e outro de finanças.
Para Polansky, a escolha das disciplinas eletivas é uma das mais significativas decisões curriculares na hora de fazer um MBA. “Eu recomendo que os profissionais escolham os níveis básicos nas principais categorias, como de finanças, economia, marketing e gerenciamento.” Assim, diz o especialista, o profissional obterá uma ampla base de conhecimentos que lhe garantirão sucesso no futuro.
Ter a disciplina para concluir o MBA é uma característica vencedora, assegura Polansky. É verdade que qualquer jornada começa com um primeiro passo. Assim, Polansky sugere que se comece pesquisando as melhores maneiras de transformar sua decisão em uma realidade. Depois disso, as realizações pessoais e profissionais estarão a sua espera.