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Manutenção de negativações já está disponível pela Internet

Guarulhos, 09 de janeiro de 2003

Importante instrumento de concessão de crédito, o serviço de negativação e regularização da Acig passa a ser disponibilizado pela Internet a partir de janeiro. Até então, a manutenção era feita através da instalação de um programa no equipamento do usuário para inclusão e exclusão no cadastro da Entidade. O registro de débitos na negativação consiste na inclusão do cliente inadimplente na RIPC (Rede de Informação e Proteção ao Crédito).

Para o técnico Jefferson, o associado Acig só tem a ganhar com a informatização do sistema que está cada vez mais instantânea. “O usuário entra na página de Consultas através do Portal Acig e digita as informações, que são incluídas on-line e disponibilizadas em rede nacional, sem a necessidade de se baixar qualquer software. Além de ganhar tempo, o empresário ou seu funcionário tem acesso às informações atualizadas em tempo real”, explica.

A Acig vem trabalhando incessantemente nos últimos dois anos para ter uma rede de informações dinâmica e confiável. E a agilidade tem de ser a principal característica do serviço de informação ao crédito. Para que tudo saísse conforme esperavam os técnicos e correspondesse às expectativas e necessidades dos usuários, foram feitos testes durante 30 dias com um grupo de associados. Após feitos os ajustes necessários, o serviço está sendo disponibilizado a partir deste mês para todos os usuários.

O que pode ser registrado no SCPC

Contratos, títulos de crédito, duplicatas, cheques (alíneas 12, 13 e 14), orçamentos devidamente aprovados, nos termos da Legislação Civil e do Código de Defesa e Proteção ao Consumidor. A multa por emissão de cheques sem fundos, se for de responsabilidade do emitente, também poderá ser registrado.

O que pode ser registrado no USECHEQUE

Os cheques sem fundos, desde que tenha sido reapresentado ao banco sacado e devolvido (motivo 12), ou a respectiva conta já esteja encerrada (motivo 13), ou haja prática espúria (motivo 14), permitirá, de imediato, o registro de débito.

Os cheques devolvidos pela alínea 20 – folha de cheque cancelada por solicitação do correntista, 21 – contra ordem (ou revogação) ou oposição (ou sustação) ao pagamento pelo emitente ou portador, 25 – cancelamento de talonário pelo banco sacado, 28 – contra ordem (ou revogação) ou oposição (ou sustação) ao pagamento ocasionado por furto ou roubo e 29 – cheque bloqueado por falta de confirmação do recebimento do talonário pelo correntista, poderão ser registrados para efeito de alerta.

Procedimento de Manutenção – negativação e regularização, pela Internet:

1 – Entrar no portal da ACIG www.acig.org.br ou na página de consulta www.acig.org.br/consulta.

2 – Digitar o Código e a senha de consulta.

3 – Escolher a opção Manutenção.

4 – Digitar operador (Código numérico com 3 dígitos) e senha (numérico com 5 dígitos), que será liberado pelo Suporte Técnico no número:6463-9317.

5 – Escolher o Tipo de Manutenção

5.1 – Manutenção de Cheque (Inclusão e Exclusão no Banco de Dados do USECHEQUE)

5.2 – Manutenção de SCPC Pessoa Física (Inclusão e Exclusão no SCPC em nível Nacional)

5.3 – Manutenção de SCPC Empresarial (Inclusão e Exclusão de Empresas em nível Nacional, para fazer esta inclusão é necessário solicitar autorização ao Depto do SCPC no telefone 6463-9301)

Obs: Caso tenha dúvidas em como preencher os campos solicitados click em Ajuda no canto superior direito.

6 – Após cada inclusão ou exclusão irá aparecer a confirmação dos dados digitados e o resultado da manutenção, que deve ser impresso como comprovante.