Manufaturados e básicos elevam média de exportações brasileiras
Os aumentos de 23,1% nas vendas de produtos manufaturados e de 17,3% de básicos foram o principal fator responsável pelo crescimento de 11,9% nas exportações brasileiras na 2ª semana de junho, em comparação com a semana anterior. A média de exportações da 2ª semana chegou a US$ 209,2 milhões.
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), o acréscimo nos produtos manufaturados foi motivado especialmente por automóveis de passageiros, aviões, açúcar refinado e gasolina. Entre os produtos básicos, destacaram-se as exportações de soja (em grão e em farelo), petróleo bruto e minérios de ferro.
As exportações de semimanufaturados, no entanto, registraram queda de 33,3%, devido ao alumínio e açúcar de cana em bruto, couros e peles e madeira serrada.
As importações também cresceram (3,3%) em relação à primeira semana do mês. O avanço foi motivado principalmente pelos maiores gastos com farmacêuticos, cereais e produtos de moagem, veículos automóveis e partes e combustíveis e lubrificantes.