Notícias

Guerra entre EUA e Coréia é iminente

Guarulhos, 16 de julho de 2003

Os Estados Unidos podem entrar em guerra com a Coréia do Norte, talvez ainda este ano, caso o país asiático insista em avançar com seu programa de armas nucleares, assinalou o ex-secretário de Defesa do presidente democrata Bill Clinton, William Perry. A afirmação foi feita durante uma entrevista publicada nesta terça-feira (15) no jornal americano Washington Post.

O principal tema de preocupação de Perry, um reconhecido especialista nos círculos de segurança nacional e em assuntos coreanos, é o fato de que a Coréia do Norte parece ter começado a reprocessar barras de combustível usadas.

“Há vários meses venho pensando que se os norte-coreanos se lançam no reprocessamento, então estamos a caminho da guerra”, afirmou.

“Acho que estamos perdendo o controle da situação”, disse, adiantando que acredita que Pyongyang logo começará a fazer testes com ogivas nucleares e que esses artefatos podem ser comprados por terroristas para dirigi-los contra os Estados Unidos.

“O programa nuclear em curso na Coréia do Norte apresenta o perigo iminente de ver a explosão de bombas atômicas em cidades norte-americanas”, assinalou Perry, que chegou a essas conclusões após entrevistar-se com altos funcionários da Casa Branca, o presidente da Coréia do Sul, Roh Moo-Hyun e dirigentes chineses.

No final do ano passado, Perry afirmou publicamente que o problema da Coréia do Norte era algo controlável, destaca o jornal americano Washington Post. Agora, ele próprio diz que tem dúvidas.

“Isso era administrável há seis meses, se nós tivéssemos feito as coisas certas. Mas nós não fizemos as coisas certas”, disse ele.